Angelo Santos e Márcio Menezes fazem o plantio de muda de ipê em área externa da sede da AMMA

A Associação dos Magistrados do Maranhão aderiu à campanha ‘Setembro Amarelo – Semear Bons Hábitos e Valorizar a Vida’, capitaneada pela Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é incentivar a reflexão sobre a importância de promover esforços no sentido de identificar, acompanhar e prevenir a automutilação e o suicídio.

Como simbologia desta preocupação e da importância do tema aos magistrados, foi realizado na Sede Administrativa e Social da AMMA, no final da tarde desta sexta-feira (25), o plantio de mudas de árvores.

Além do presidente Angelo Santos e Marcio Menezes, superintendente de Atençâo Primária da Secrretaria de Estado da Saúde, também estiveram presentes, o psicólogo Rui Castro, do Centro de Valorização da Vida; o diretor de Qualidade de Vida da AMMA, Ricardo Moyses; o 2° vice-presidente, Holídice Barros, os juízes Paulo de Assis, Laysa Mendes, Maricelia, e a diretora Financeira Andrea Perlmutter Lago.

O presidente Angelo Santos destacou a satisfação da AMMA em ter sido convidada pela Secretaria de Saúde para integrar a campanha alusiva ao Setembro Amarelo. Ele disse que além de ter aceitado o convite, também sugeriu a participação dos colegas em suas comarcas, com o plantio de uma ou mais mudas de árvores, como forma de simbolizar o comprometimento dos magistrados e magistradas com a temática, bem como propagar a mensagem de que toda vida importa.

O representante da SES, Márcio Menezes, agradeceu à Diretoria da AMMA por ter aderido à campanha que é de extrema importância à sociedade. “Nós precisamos, como sociedade, nos juntar para dar uma resposta, não apenas no mês de setembro, mas durante todo o ano”

O psicólogo Rui Castro chamou atenção para o alto índice de suicídios no Brasil. Em São Luís, segundo ele, foram nove suicídios em abril e o mesmo número em agosto. Disse que este tema é tabu social e que o suicídio nao é ato de covardia ou heroísmo, e sim um ato de desespero.

“O ipê amarelo plantado na AMMA significa um ato de esperança, demonstrando que podemos cuidar da própria vida, da vida dos nossos filhos e também cuidar da sociedade”, explicou Rui.