O presidente do TJMA, Lourival Serejo, disse que os juízes auxiliares têm agora um ambiente próprio para que possam desenvolver suas atividades

O espaço de trabalho dos juízes auxiliares da Comarca da Ilha de São Luís, antiga reivindicação da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (25), no Fórum Desembargador Sarney.

A estrutura conta com 18 gabinetes de magistrados e espaço para os seus respectivos assessores. Na mesma cerimônia, foi instalada a galeria permanente de fotografias, um espaço de memória da instituição.

O evento contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, do presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, membros da Magistratura e servidores do Judiciário.

Durante a solenidade, Holídice Barros destacou a importância da estrutura criada no Fórum de São Luís para os juízes auxiliares. Segundo ele, a sala atende a uma necessidade antiga dos magistrados, que era ter um local de trabalho adequado.

Membros da Magistratura e servidores do Judiciário marcaram presença na solenidade

“O juiz vinha do interior para São Luís e aqui não dispunha de um espaço próprio para desenvolver suas atividades, muitas vezes dividindo o mesmo gabinete com o juiz titular ou trabalhando em salas improvisadas”, disse o presidente da Associação.

Em 2018, durante a gestão do então presidente Angelo Santos, a AMMA encaminhou ofícios ao Tribunal, à Corregedoria e à Diretoria do Fórum, solicitando a instalação dos gabinetes para os juízes substitutos e acompanhou o projeto desde o início. Leia ofício aqui e aqui

“Os juízes auxiliares têm agora um ambiente próprio para que possam desenvolver suas atividades”, disse o desembargador Lourival Serejo, durante a cerimônia.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, destacou o esforço da sua gestão em proporcionar melhores condições de trabalho aos magistrados e disse que o foco primordialmente é a Justiça de primeiro grau. “A Justiça é entregue aqui, no primeiro grau”, garantiu o desembargador Paulo Velten.

O corregedor ressaltou o empenho da diretora do Fórum, juíza Andréa Lago, para que os juízes auxiliares tivessem um espaço próprio no Fórum, “que é a casa dos juízes”.

A diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Lago, acompanha do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten

A juíza Andréa Lago agradeceu o apoio recebido da Presidência do TJMA e da CGJ nos dois anos de sua gestão e, também, a dedicação e compromisso de sua equipe com o trabalho desenvolvido no Fórum.

Memória

Após a inauguração dos gabinetes dos juízes auxiliares e visita às instalações, magistrados, magistradas, servidores e servidoras e demais convidados visitaram a galeria permanente de fotografia, inaugurada no hall, também nesta segunda-feira (25).

O projeto de memória da instituição, idealizado pela Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa, traz 14 fotos, todas do acervo do órgão, de autoria da fotógrafa Josy Lord e do fotógrafo Ribamar Pinheiro, que atuam nas assessorias e comunicação do Poder Judiciário maranhense. Fotos: Ribamar Pinheiro / Ascom TJMA.