Nos últimos três anos, a AMMA promoveu cursos, lançamentos de livros e vários outros eventos que tiveram como objetivo primordial manter a política institucional de valorização da Magistratura. Desta forma, a atual Diretoria Executiva cumpriu, com êxito, mais um compromisso firmado com os seus associados.

O pontapé inicial desta nova dinâmica associativa foi dado na Semana de Valorização da Magistratura de 2017.  Naquele ano, a AMMA ofereceu aos seus associados o curso “O Poder da Autorresponsabilidade”, ministrado pelos coaches Anderson Marques e Daniela Maranhão.

Motivação na carreira, satisfação profissional, eficácia no trabalho, interações sociais, satisfação na vida pessoal, baixo nível de estresse e melhoria da saúde foram alguns dos benefícios para os magistrados que participaram do curso, realizado no auditório da AMMA.

No ano de 2018, a Semana de Valorização da Magistratura teve como foco a mobilização dos juízes e juízas maranhenses em suas comarcas, para a discussão de assuntos presentes no dia a dia do Judiciário brasileiro. No encerramento do evento, foi ministrada a palestra: “O papel da magistratura na atual conjuntura político-social brasileira”, por Fernando Mattos, conselheiro do CNJ.

A Semana de Valorização da Magistratura de 2019 seguiu a mesma linha e, também, foi um sucesso. Foi oferecido o curso ‘Educação Financeira e Investimentos’, ministrado pelo juiz e professor Paulo Alexandre Ayres de Camargo (TJSP), diretor-adjunto da Associação Paulista de Magistrados.

Durante as três últimas edições da Semana de Valorização da Magistratura, a AMMA promoveu lançamentos de livros de magistrados e também ofereceu almoços de congraçamento entre os seus associados.

Foram lançadas a obra do juiz maranhense Francisco Soares Reis Júnior, intitulada “Dez anos do Conselho Nacional de Justiça – a experiência de accountability adotada pelo CNJ nos tribunais de justiça estaduais (2005 – 2015)”; o livro ‘Mistérios de uma Cidade Invisível’, do desembargador Lourival Serejo, e as obras jurídicas dos desembargadores Cleones Cunha, Paulo Velten, da juíza Ticiany Gedeon e do juiz aposentado José Ribamar Baial.

Torneios de Tênis

Como parte da programação da Semana de Valorização da Magistratura, a AMMA também promoveu torneios de tênis, que agitaram as quadras da sede esportiva, estimulando a prática de esportes entre os associados.

A AMMA também realizou luaus em sua sede esportiva e social, como parte da programação, e assim promoveu o congraçamento e a valorização aos seus associados, que foram os próprios autores das apresentações artísticas.

Outro importante evento que fez parte da programação da Semana de Valorização da Magistratura de 2018, foi a Reunião dos Órgãos Colegiados da Jusprev, na sede da AMMA, que contou com a participação de representantes de associações representativas de vários estados.

Juízes elogiam

Na avaliação dos magistrados que participaram das programações da Semana de Valorização da Magistratura promovidas pela AMMA, os cursos oferecidos foram excelentes e promoveram o resgate da autoestima dos associados.

O juiz Antonio Elias de Queiroga Filho elogiou a iniciativa da Associação de ter idealizado o projeto para os magistrados. “Foi muito proveitoso, pois o curso fez uma autoavaliação em vários setores de nossa vida. Eu espero que se repita nos próximos anos”.

Para o juiz Jairon Ferreira de Morais, “a Semana de Valorização foi de muito aprendizado e convivência maravilhosa entre os colegas”. A juíza Maria José França Ribeiro também se posicionou sobre a iniciativa da AMMA. “A minha avaliação é positiva, a Diretoria Executiva teve a sensibilidade na hora de escolher os cursos, sempre voltados à nossa autoestima”.

O juiz Júlio Praseres observou que quando se fala em valorização da magistratura, a primeira ideia que se deve ter é a de valorizar o magistrado e valorizar o magistrado não é dar compensação financeira, é olhar para ele como magistrado que é, olhar os seus sentimentos, e o quanto ele pode ser proativo e no quanto ele pode acrescentar.

“O magistrado que não rende, não é bem sucedido. Se ele não tiver em paz, se ele não tiver conectado e com todas as áreas funcionando perfeitamente bem. O curso trouxe exatamente isso, nos ensinou a ser protagonistas das nossas próprias vidas e da nossa realidade”, concluiu.

O juiz Reginaldo Filho elogiou a Semana de Valorização da Magistratura de 2019: “o curso nos permitiu ter melhor compreensão sobre a educação financeira, tanto na questão familiar quanto para o futuro dos nossos filhos. Importante para a nossa formação enquanto cidadãos construtores deste país”.