A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) reuniu, na última sexta-feira (6), autoridades do Executivo, Judiciário, Legislativo e representantes de diversas instituições, na cerimônia de posse solene da sua nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o biênio 2017/2018.

Realizada no auditório Juiz Armindo Reis, sede administrativo do Complexo Social e Esportivo da AMMA, no Calhau, a solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Carvalho Cunha, do procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, que representou o governador Flávio Dino no evento, do deputado estadual Levy Pontes, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, magistrados do interior e capital e convidados.

A corregedora-geral de Justiça, desembargadora Anildes Cruz, foi representada pela juíza Rosângela Prazeres Macieira.
O juiz Gervásio Santos, que deixa a Presidência da AMMA após o quarto mandato, fez o discurso de abertura da cerimônia, saudando o novo presidente, juiz Angelo Santos, e os novos diretores.

Gervásio destacou que aquele era um momento especial em que se fecha um ciclo, não apenas pessoal como, também, na própria AMMA. Ele fez uma breve retrospectiva sobre a trajetória da instituição desde que esteve sob o comando de magistrados da sua geração, como Ronaldo Maciel e relatou algumas transformações, dentre elas a maneira como a AMMA passou a relacionar com o Tribunal de Justiça e com os próprios associados.
“A nossa sede não deixa a dever nada a ninguém. Temos hoje uma instituição respeitada por toda a sociedade e estamos assistindo a um processo de renovação”, afirmou.

RENOVAÇÃO

De acordo com Gervásio, pela primeira vez a Magistratura maranhense tem no comando da sua entidade associativa um juiz que não é de última entrãncia. Segundo ele, Angelo Santos é o mais novo presidente que já assumiu a AMMA e tem ao seu lado na gestão uma equipe que mescla tanto juventude quanto experiência.

“É esse conjunto de fatores que me faz acreditar e ser avalista dessa nova administração que também saberá gravar o seu nome na história da AMMA e do Poder Judiciário”, ressaltou Gervásio Santos.

O ex-presidente agradeceu aos associados pelos mandatos que foram a ele conferidos e aos servidores da AMMA pela lealdade e dedicação em todas as quatro gestões. Desejou sorte ao juiz Angelo e a toda sua equipe e pediu que os membros do Tribunal de Justiça continuem dando apoio à entidade. “Neste momento de dificuldades, precisaremos de união para enfrentar as adversidades que teremos pela frente”, disse.

Em seu discurso, o novo presidente, juiz Angelo Santos, agradeceu as referências a ele conferidas pelo seu antecessor, Gervásio Santos, e também a todos os associados pela confiança de lhe conferirem a Presidência da AMMA com uma expressiva votação.

Angelo Santos falou dos seus valores familiares de respeito ao próximo, honestidade, lealdade e determinação em busca dos seus sonhos. “Assumir a Presidência da AMMA é uma missão grandiosa e honrosa. Creio que, como magistrado, será o meu maior desafio, pois tenho consciência de tudo o que o cargo representa e da importância desta associação no cenário estadual e nacional, bem como pelo crítico momento pela qual passa a Magistratura do Brasil”.

Destacou, ainda, que no cenário nacional estará pronto para o enfrentamento diante do quadro de tentativa de desconstrução do Judiciário. Afirmou que este é um momento de união e de fazer valer verdadeiramente a essência do associativismo.

Angelo afirmou que também é momento de paciência diante da crise em todos os setores da Nação e que presume que a nova gestão da AMMA enfrentará um biênio de atribulações e lutas. “Aprendi na vida e no movimento associativo que as dificuldades produzem perseverança, esta gera em nós experiência, que faz brotar a esperança que não nos confunde e nos impulsiona para vitórias, mesmo num cenário crítico”.

Ele agradeceu de forma especial ao juiz Gervásio Santos pela dedicação de 12 anos na Presidência da AMMA, elevando a entidade a protagonismo estadual e nacional. “Gervásio contribuiu imensamente ao desenvolvimento do Judiciário maranhense, chegando, atualmente, a ser considerado, em termos de produtividade, o melhor Tribunal de porte médio do país.

Os Magistrados e convidados aplaudiram Gervásio Santos de pé e, ao final, foi servido o coquetel.

Veja fotos da posse solene da Diretoria Executiva na fanpage oficial da AMMA no Facebook e Flickr