A Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da AMMA, por meio da juíza Raquel Castro, deu início, nesta segunda-feira (19), no IEMA Pleno Barjonas, no Cohatrac, ao ciclo de palestras com foco na ‘proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual’. A programação, destinada a estudantes escolas da rede estadual e particular de ensino de São Luís, será realizada durante toda esta semana em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Com olhares atentos e concentrados, cerca de 100 estudantes foram conscientizados e receberam orientações importantes sobre o enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil com palestra proferida pela juíza Raquel Castro. Ela explicou que a iniciativa visa promover a educação em direitos, difundindo informações de prevenção à violência sexual e divulgação de canais de denúncia para adolescentes.

Juíza Raquel Castro profere palestra com foco na ‘proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual’

A juíza avaliou de forma muito positiva o primeiro dia de programação e falou da satisfação de ter sido tão recebida pela equipe de psicólogos e pelos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio. “O momento nos permitiu uma troca de informações interativa sobre uma temática sensível e tão relevante nos dias atuais, no qual estamos todos inseridos nas redes sociais”.

A estudante Beatriz Xavier, do 2º ano, explicou que a palestra foi muito pertinente para alertar os adolescentes sobre prática de abuso e exploração sexual. “Essa é uma oportunidade de os alunos serem conscientizados e saibam como poder atuar diante de algum fato que possa ocorrer contra eles ou com algum conhecido deles”, afirmou.

Já o psicólogo Iago Danisio parabenizou a AMMA por ter organizado uma programação voltada para mobilizar a sociedade para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “Foi um momento enriquecedor. De forma informativa, foi abordado sobre riscos, ameaças e dicas de como as pessoas podem se proteger. Além disso, foi oportuno para alertar sobre a necessidade de promovermos a cultura digital responsável”.

Cerca de 100 estudantes foram conscientizados e receberam orientações importantes sobre o enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil

PROGRAMAÇÃO

A programação segue nesta terça-feira (20), com palestra que será realizada no Educator Invictus, às 9h; no dia 21, no IEMA Manoel Beckman, às 15h30; no dia 22, na Escola Portal do Saber, às 9h, e às 14h. O encerramento será no dia 23, no Iema Centro, às 10h.