A Vara da Infância e Juventude e Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de São José de Ribamar lançam, na próxima quinta-feira (11), o projeto “O Judiciário nas escolas, com eles e com elas, por eles e por elas”, idealizado pela juíza Samira Barros Heluy, titular da unidade judicial de dupla competência.
A solenidade será realizada no auditório do IEMA, avenida Panaquatira, São José de Ribamar, às 8h30.
O projeto, que consiste na realização de palestras em escolas públicas de ensino médio de São José de Ribamar, nasceu da experiência de trabalho da juíza Samira Heluy junto aos adolescentes em conflito com a lei e aos agressores e vítimas em processos que dizem respeito à violência doméstica e familiar contra a mulher.
“A experiência foi pensada de modo a alcançar adolescentes, alunos de ensino médio das escolas públicas do município, em caráter preventivo, nas questões de violência doméstica e familiar contra a mulher e quanto ao uso de álcool e drogas, apresentando os riscos e prejuízos que essas substâncias trazem à vida”, explicou a juíza.
As palestras aos estudantes, nas salas de aula, já vêm sendo realizadas desde agosto, no Centro de Ensino São José de Ribamar, das 7h15 às 8h30. A magistrada aborda a importância da leitura e dos estudos, ressaltando a relevância da educação para a conquista da autonomia e das possibilidades de escolhas para o futuro.
A partir da próxima semana, o projeto será levado para os alunos do Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho, duas vezes por semana, no mesmo horário.
Cartilha
Na solenidade de lançamento do projeto, prevista para a próxima quinta-feira, a magistrada fará o lançamento da cartilha “O Judiciário nas escolas, com eles e com elas, por eles e por elas”, que traz orientações aos estudantes sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, relacionamentos abusivos, uso de drogas, evasão escolar, incentivo à leitura e pela adoção de atitudes ambientais responsáveis
O lançamento do projeto contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Lourival Serejo; do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten; o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhã (AMMA), juiz Holidice Barros; o presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJMA, desembargador Jorge Rachid e o Procurador Geral da Justiça, Eduardo Nicolau; o prefeito de São José de Ribamar, Júlio Matos; o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; a secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás; juízes, promotores, secretários municipais, Patrulha Maria da Penha, representantes da segurança pública e da sociedade civil organizada, diretores de escolas, estudantes, professores e convidados.