Em atendimento à solicitação apresentada pela AMMA em dezembro de 2020, a Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça concluiu a etapa de homologação do PJe Mídias, ferramenta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para armazenamento dos arquivos de áudio e vídeo dos processos do PJe.

No pleito apresentado ao TJMA, pelo então presidente Angelo Santos, a AMMA solicitou a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a Diretoria de Informática do TJMA e o Gestor Nacional do PJE perante o CNJ, a fim de que fosse disponibilizada a plataforma PJE Mídias ao Poder Judiciário do Estado do Maranhão, conforme o processo nº 40992/2020.

A solicitação foi atendida pela Coordenação de Informática do TJMA, que encaminhou ofício à AMMA, informando que será iniciada a implantação do sistema, conforme autorização da Corregedoria Geral da Justiça.

As unidades que desejarem implantar o PJe Mídias devem encaminhar requisição à Diretoria de Informática, via Digidoc, com o assunto ‘Solicitação de Serviço de Informática’, informando que deseja implantar o PJe Mídias.

O PJe Mídias é um software desenvolvido pelo CNJ que mantém as mídias de um processo em um local seguro, permitindo o acesso de usuários para consulta a qualquer momento, revelando-se uma ferramenta necessária, especialmente diante dos recentes ataques cibernéticos às plataformas processuais. A ferramenta padronizada permite armazenar os arquivos de mídia e compartilhá-los com advogados, MP, DPE e outros.