Os 220 estagiários e residentes jurídicos aprovados no seletivo para estágio remunerado do Tribunal de Justiça do Maranhão iniciaram, nesta segunda-feira (26), as atividades em diversas unidades da Justiça de 1º Grau.
Todo o processo seletivo, bem como a convocação e lotação dos estagiários e residentes para atuarem nas unidades da capital e do interior, é resultado de incansável atuação da Associação dos Magistrados do Maranhão Desde o primeiro momento a AMMA empenhou-se, junto ao TJMA, pelo processo seletivo e, em seguida, para que a distribuição e lotação dos convocados atendessem às unidades judiciais com mais carência de servidores e maior acervo processual.
“A convocação e nomeação dos novos estagiários e residentes jurídicos são resultado da atuação direta da AMMA, que desde a gestão anterior requereu ao Tribunal de Justiça a realização de processo seletivo para estes cargos, de modo a incrementar a força de trabalho para as comarcas e unidades judiciais”, explicou o presidente da AMMA, juiz Holídice Barros.
Holídice esclareceu que na gestão de Ângelo Santos, a AMMA cobrou do Tribunal o início do processo seletivo. Na atual gestão, houve diálogo permanente com o TJMA para a conclusão do processo de seleção e para que os novos servidores fossem direcionados integralmente para o 1º Grau da Justiça, obedecendo a critérios objetivos, como distribuição, acervo e ausência de servidores.
“Temos a certeza que os 220 novos estagiários representarão um ganho em produtividade e nos manteremos firmes para que a Magistratura tenha condições adequadas de trabalho diante dos inúmeros desafios que se apresentam”, enfatizou o presidente da AMMA.
Antes de iniciarem as atividades para as quais foram selecionados, os estagiários e residentes convocados foram recepcionados, nesta segunda-feira, pelos desembargadores Lourival Serejo (presidente do Tribunal de Justiça), Paulo Velten Pereira (corregedor-geral da Justiça) e José Jorge Figueiredo dos Anjos (diretor da Escola Superior da Magistratura – ESMAM), numa videoconferência que reuniu também a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Daniele Mesquita; o juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Nilo Ribeiro Filho; e o assessor-chefe de Comunicação, Antonio Carlos Oliveira.
Na manhã desta terça-feira (27), foi a vez de juízes e juízas das unidades que receberam os convocados participarem de reunião remota, com o corregedor Paulo Velten e o juiz auxiliar da CGJ, Nilo Ribeiro Filho, para tratar sobre os objetivos e funcionamento das atividades dos residentes judiciais.
Após a reunião, a juíza Nivana Guimarães, titular da Comarca de Penalva, avaliou como muito positiva a convocação de estagiários para atuar no Poder Judiciário do Maranhão.
“A designação de estagiários e residentes é uma ferramenta que visa promover a formação continuada destes estudantes, fornecendo qualificação e experiência para o mercado de trabalho”.
Nivana também avaliou a importância da atuação da AMMA em todo o processo seletivo: “a Associação dos Magistrados teve atuação marcante perante o Tribunal e a Corregedoria, destacando a necessidade de que fossem contempladas unidades que possuíssem alta distribuição, grande acervo e quadro incompleto de servidores”.
Antes de iniciarem as atividades para as quais foram selecionados, os aprovados participaram do período de ambientação funcional – primeira fase para o acesso, integração e conhecimento das áreas de atuação do Judiciário e seus gestores. As atividades foram desenvolvidas na plataforma de educação a distância da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).