O desembargador Lourival Serejo venceu a eleição simulada realizada pela Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) para o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça, biênio 2020/2022. Em segundo lugar ficou a desembargadora Nelma Sarney e em terceiro o desembargador Paulo Velten.
A eleição direta para a Presidência do TJMA foi realizada na forma on line, no período de 21 a 26 de outubro, com a participação de juízes e desembargadores associados à AMMA. O pleito contou com 206 votantes e encerrou-se às 12h deste sábado (26).
Os associados tiveram a oportunidade de escolher o futuro presidente de uma lista de 23 desembargadores aptos a serem votados. Lourival Serejo recebeu 121 votos, a desembargadora Nelma Sarney 43 e Paulo Velten 22. Também foram votados os desembargadores José de Ribamar Fróz Sobrinho (12), Raimundo Barros (2), Marcelo Carvalho Silva (1), José Luiz Oliveira De Almeida (1), Vicente de Paula Castro (1), Kleber Costa Carvalho (1), José Ribamar Castro e Luiz Gonzaga Almeida Filho (1).
O presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, destacou a participação dos associados na eleição direta simulada, explicando que foi uma forma que Magistratura maranhense encontrou para ratificar sua luta e engajamento em prol de uma das principais bandeiras do associativismo – eleições diretas – participação dos juízes de 1º grau na escolha dos membros da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça.
A primeira eleição simulada aconteceu em 2001, na gestão da juíza Sônia Amaral à frente da AMMA, sendo mantida a cada dois anos quando se aproximam as eleições do TJMA.