Com o tema “Lava Jato, Estado de Direito e Futuro do Brasil”, o jurista Luís Flávio Gomes proferiu palestra, na noite desta sexta-feira (24), na solenidade de abertura da segunda edição do seminário Improbidade Administrativa e Crimes contra a Administração Pública. O evento aconteceu no auditório do Fórum Sarney Costa e reuniu magistrados, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil.

O seminário, que conta com o apoio da AMMA e faz parte do Movimento Maranhão contra a Corrupção, será encerrado nesta sexta-feira e tem como finalidade discutir a adoção de medidas de combate à corrupção no Estado.

Em sua palestra, Luís Flávio Gomes fez análise dos escândalos na política nacional e aspectos da maior operação que investiga corrupção e lavagem de dinheiro no país. Ele alertou sobre a responsabilidade de todos os brasileiros no combate à impunidade e à eleição de lideranças corruptas.

“O Brasil precisa ser passado a limpo. As instituições têm que funcionar para que a mudança aconteça”, opinou.

Gomes, que é criador do movimento “Quero um Brasil Ético” e membro da comissão de reforma do Código Penal, sugeriu uma ação protetiva nacional, que funcione como força interinstitucional para apurar crimes cometidos por líderes políticos corruptos.

O professor, doutor em direito penal, fez o lançamento do livro “O Jogo da Corrupção”, no qual defende o fim do sistema político empresarial perverso, se diz a favor, mas aponta erros e acertos da Lava Jato e aposta na reconstrução do Brasil.

ESPERANÇA – O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Cleones Cunha, disse durante a solenidade que nutre um sentimento de fé e esperança, ao ver homens e mulheres que integram o sistema de Justiça estadual à frente de um movimento contra a corrupção. “Ao efetivarem nas comarcas o que vão vivenciar nesses dias, renovarão a esperança de que o país pode mudar e a confiança nos membros do Judiciário”, reforçou.

Para esta sexta-feira estão programadas as exposições “Combate à Corrupção: Histórico, prática e perspectivas”, com Marcelo Santana Farias, juiz titular da 1ª Vara da Comarca de Lago da Pedra e 74ª Zona Eleitoral, especialista em Direito do Estado; “A atuação da Polícia Civil no enfrentamento à lavagem de dinheiro”, com Gabriel Carvalho e Neves, delegado e coordenador do laboratório de tecnologia contra a lavagem de dinheiro da Polícia Civil do Maranhão.

O seminário será finalizado com as temáticas “Colaboração Premiada”, que terá como palestrante Américo Bedê Júnior, doutor em direito e juiz federal titular criminal (ES). Logo após, será feita a aprovação de enunciados.

Além da AMMA, o evento recebe apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) – através da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), Procuradoria Geral da Justiça (PGJ), Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), Escola Superior do Ministério Público e Ministério Público de Contas.

 Com informações da Ascom TJMA