O juiz Angelo Santos foi empossado nesta segunda-feira (2) no cargo de Presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) para o biênio 2017/2018.  Em entrevista, ele faz uma análise sobre os impactos da crise política e financeira para a Magistratura e destaca que será um grande desafio substituir o colega Gervásio Santos, após quatro anos de mandatos à frente da entidade, recebendo avaliação excelente por parte dos associados. Angelo afirma que muito aprendeu com grandes lideranças da Magistratura, como Marilse Medeiros, Carlos Veloso, Adelvam Nascimento, Licar Pereira, Ronaldo Maciel e, principalmente, com o próprio Gervasio Santos. “Temos que honrar a cada dia lembrando, sempre, aqueles que nos inspiram e nos ensinam que vale muito a pena lutar por um Judiciário melhor”, disse.
Leia, abaixo, a entrevista de Angelo Santos ao site de notícias da AMMA:
O senhor assume a Presidência da AMMA após quatro anos de gestões do juiz Gervásio Santos que obtiveram conceito excelente por parte dos associados. Como o senhor encara este desafio?

Angelo Santos – A ‘missão’ é grandiosa e honrosa. Na caminhada associativa, aprendi muito com grandes lideranças da nossa Magistratura, como Marilse Medeiros, Carlos Veloso, Adelvam Nascimento, Licar Pereira, Ronaldo Maciel e, principalmente, com Gervasio Santos. Assim, temos um legado de luta e compromisso com Magistratura maranhense, o qual temos que honrar a cada dia, lembrando, sempre, destes que nos inspiram e nos ensinam que vale muito a pena lutar por um Judiciário melhor.

Quais serão as principais metas da gestão que agora se inicia?

Angelo Santos – Empreender iniciativas para a valorização do magistrado, principalmente no tocante a equalização da força de trabalho e da movimentação da carreira; investimento em segurança, por isso devemos lutar pela utilização eficaz das receitas do FUNSEG para melhoria da segurança pessoal do magistrado; buscar tratamento isonômico (simétrico) à Magistratura, a fim de garantir os benefícios concedidos a outras carreiras também aos juízes e fomentar o congraçamento de associados aposentados e pensionistas.

A sua gestão na AMMA começa em meio a uma grave crise política e financeira no País. O senhor acha que este contexto pode causar prejuízos à Magistratura?

Angelo Santos – Caso todas as ‘ameaças’ se concretizem será o enfraquecimento total da Magistratura e do Judiciário. Mas, acredito que, se tivermos união e disposição para o enfrentamento, mesmo diante das adversidades, encontraremos oportunidades de fortalecimento e conquistas para a classe.

E sobre a questão estrutural para o trabalho dos juízes em suas unidades judiciais o senhor ainda vê muitos problemas?

Angelo Santos – Melhoramos nas condições de fóruns e equipamentos, mas é fundamental que a manutenção predial (fóruns) seja mais rigorosa e, principalmente, necessitamos de maior investimento na questão de segurança dos fóruns e juizados de todo Estado.

Como a Diretoria Executiva pretende conduzir as relações com o Tribunal de Justiça e Corregedoria pelos próximos dois anos?

Angelo Santos – Com diálogo e posicionamento firme para valorização da Magistratura.

A AMMA apoiou o juiz Gervásio Santos que disputou as eleições da AMB com o atual presidente, Jayme Oliveira. Como será a relação da Associação dos Magistrados do Maranhão com a atual gestão da AMB?

Angelo Santos – Estaremos com disposição para o enfrentamento necessário, junto com a AMB, diante do atual cenário de tentativa de enfraquecimento do Poder Judiciário.

Há possibilidade dessa gestão construir novos espaços de lazer no Complexo Social, Esportivo e Administrativo da AMMA?

Angelo Santos – Sim. Temos uma pesquisa realizada recentemente, que os associados apontaram como necessidade na sede, de um espaço voltado para as crianças. Iremos analisar os aspectos financeiro e orçamentário e tentar viabilizar mais essa conquista à classe.

Qual a importância do associativismo para o Judiciário?

Angelo Santos – O Poder Judiciário do Maranhão avançou nos últimos anos. Servidores concursados, fóruns reestruturados e equipados, investimento na capacitação de Magistrados e servidores, criação e instalação de inúmeras unidades jurisdicionais. Ajudaram decisivamente para uma prestação jurisdicional mais eficiente. A AMMA contribuiu imensamente com tais conquistas, daí a importância do associativismo à Magistratura e ao Poder Judiciário do Maranhão.