Noite de homenagens em clima de harmonia, congraçamento e muita animação. Assim foi a festa de premiação da Medalha Desembargadora Madalena Serejo aos magistrados e magistradas que se destacaram no ano de 2024. O evento da Associação dos Magistrados do Maranhão aconteceu sexta-feira (13), na sede social e esportiva da AMMA, reunindo membros do Poder Judiciário maranhense, associados e associadas, familiares e convidados.
Durante a festa, foram anunciados os magistrados vencedores nas categorias Boas Práticas e Presteza na Prestação Jurisdicional. Também foram homenageados desembargadores que se aposentaram em 2024 e conferidas duas condecorações em caráter excepcional. Uma ao ministro do STF, Flávio Dino, pelos relevantes serviços ao Poder Judiciário, e outra ao juiz Angelo Santos, pela atuação enquanto presidente da AMMA e como vice-presidente da AMB, em reconhecimento à luta associativa.
O projeto ‘Vamos Proteger? Fiscalização de Medidas Protetivas de Urgência: imprescindível para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes vítimas de violência’, do juiz Rommel Cruz Viegas, conquistou o primeiro lugar na categoria Boas Práticas. O anúncio foi feito pela presidente da comissão avaliadora dos trabalhos, desembargadora Maria do Socorro Carneiro, que elogiou os projetos de todos os concorrentes.
Receberam certificados de Menção Honrosa pela participação nesta categoria os juízes Pedro Henrique Holanda Pascoal, com o projeto ‘Unidades Saneadas, mulheres protegidas’; Raquel Araújo Castro Teles de Menezes, com o projeto ‘Lírios da Paz’; Lúcia Helena Barros Heluy da Silva e Samira Barros Heluy, com os projetos ‘Laços Pela Paz em Casa’ e ‘A Lei Maria da Penha é Para Todas’; Joseane de Jesus Correa Bezerra, com o projeto ‘Aplicabilidade da Justiça Restaurativa na 3ª Vara da Família Como Método de Conciliação’ e Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva com o projeto ‘Diálogo Interjurisdicional e Regularização Fundiária: Os Projetos Alcântara e Justiças Amigas: Reconciliação e Cidadania para Comunidades Quilombolas’.
DISCURSO DE DESPEDIDA
O presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, agradeceu a presença de todos na solenidade e fez um breve balanço à frente da gestão da AMMA. “Trabalhamos pelo engrandecimento do Poder Judiciário, na defesa das prerrogativas dos magistrados e magistradas, na luta pela valorização da carreira e de melhores condições para o exercício da judicatura, por uma melhor interlocução com a sociedade, a quem devemos prestar contas sempre”, afirmou.
Holídice falou da importância de que seja sempre vitoriosa a história de lutas e conquistas da AMMA, com independência e harmonia. “Com luta e diálogo. Sempre lembrando que a Associação é maior do que cada um de nós e que jamais podemos desistir da política, bem como da política associativa”.
Por fim, o juiz agradeceu a confiança de todos. “Agradeço a nossa Diretoria que sempre esteve unida nos momentos mais difíceis, dando o apoio necessário para que eu pudesse enfrentar grandes desafios ou para que eu pudesse repensar e refletir sobre determinadas posturas, porque tudo aqui sempre foi uma construção coletiva”, afirmou.
Após a solenidade de premiação da Medalhas Madalena Serejo, a festa teve continuidade com muita animação garantida pelo grupo musical PP Júnior e Luciano Priss, com jantar assinado pelo Buffet Rosseti.
CATEGORIA PRODUTIVIDADE
UNIDADES DO 1º GRAU COM 12 METAS
Vencedor: Vara Única da Comarca de São João dos Patos
Juiz Carlos Jean Saraiva Saldanha
UNIDADES DO 1º GRAU COM 11 METAS
Vencedor: 2ª Vara da Comarca de Rosário
Juiz José Augusto Sá Costa Leite
UNIDADES DO 1º GRAU COM 10 METAS
Vencedor: 2ª Vara Criminal da Comarca de Timon
Juiz Clênio Lima Corrêa
CATEGORIA: UNIDADES DO 1º GRAU COM 09 METAS
Vencedor: 1ª Vara da Comarca de Vitorino Freire
Juiz Rômulo Lago e Cruz
UNIDADES DO 1º GRAU COM 08 METAS
Vencedor: 1ª Vara da Comarca de Pedreiras
Juíza Cynara Elisa Gama Freire
UNIDADES DO 1º GRAU COM 07 METAS
Vencedor: 2ª Vara Criminal do Termo Judiciário de São Luís
Juíza Lidiane Melo de Souza
UNIDADES DO 1º GRAU COM 06 METAS
Vencedor: 3ª Vara do Tribunal do Júri do Termo Judiciário de São Luís
Juiz José Ribamar Goulart Heluy Júnior
UNIDADES DO 1º GRAU COM 05 METAS
Vencedor: 10ª Vara da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís
Juiz Manoel Matos de Araújo Chaves
UNIDADES DO 1º GRAU COM 04 METAS
Vencedor: Vara de Execuções Penais da Comarca de Imperatriz
Juiz Mário Henrique Mesquita Reis
UNIDADES DO 1º GRAU COM 03 METAS
6ª Vara da Fazenda Pública do Termo Judiciário de São Luís
Juízas Sara Fernanda Gama (1º Cargo) e Ana Maria Almeida Vieira (2º Cargo)
JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E CRIMINAIS
Vencedor: Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Timon
Juiz Josemilton Silva Barros
JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS
Vencedor: 12º Juizado Especial Civel de São Luís, na categoria JUIZADOS ESPECIAIS CIVEIS
Juiz Luís Pessoa Costa
JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS
Vencedor: Juizado Especial Criminal da Comarca de Imperatriz
Juiz Paulo Vital Souto Montenegro
UNIDADE DO 2º GRAU COM COMPETÊNCIA CRIMINAL
Vencedor: Gabinete do Desembargador Francisco Ronaldo Maciel Oliveira
Desembargador Francisco Ronaldo Maciel Oliveira
UNIDADE DO 2º GRAU COM COMPETÊNCIA DE DIREITO PÚBLICO
Vencedor: Gabinete do Desembargador Josemar Lopes Santos
Desembargador Josemar Lopes Santos
UNIDADE DO 2º GRAU COM COMPETÊNCIA DE DIREITO PRIVADO
Vencedor: Gabinete do Desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos
Desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos