O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) subiu nove posições no Ranking de Transparência no segmento Tribunais Estaduais em 2022, em comparação a 2021, assumindo a 5ª posição entre os 27 tribunais.

O resultado representou uma evolução significativa da Corte estadual maranhense nos últimos quatro anos, que subiu 22 posições de 2018 a 2022, obtendo este ano a pontuação de 97,12%.

O salto mais significativo do TJMA no ranking ocorreu nos dois últimos anos com os avanços tecnológicos implementados na gestão do  desembargador Lourival Serejo.

Uma das medidas que garantiu a pontuação elevada do Poder Judiciário do Maranhão foi a criação do Portal da Transparência, em dezembro de 2020. A página tem como objetivo disponibilizar aos cidadãos informações sobre as políticas, metas e resultados quanto à gestão orçamentária e financeira, quadro de pessoal e estrutura remuneratória do Judiciário maranhense.

O Ranking da Transparência do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018, é divulgado anualmente e tem como finalidade conseguir, com dados objetivos, avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos.

O ranking é embasado em nove temas compostos por 84 perguntas, como por exemplo, se os Tribunais publicam: objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.