O presidente da Associação dos Magistrados (AMMA), juiz Holídice Barros, visitou oito comarcas maranhenses nos dois primeiros dias da edição do Projeto AMMA Itinerante 2021, que teve início quarta-feira (14). O encerramento acontecerá nesta sexta-feira (17), na comarca de Imperatriz, onde ocorrerá a reunião mensal da Diretoria Executiva, a partir das 14h30.

Na quarta-feira, primeiro dia da itinerância, o presidente da AMMA visitou as comarcas de Santa Inês, onde foi recebido pelo juiz Raphael Leite Guedes e a diretora do Fórum, Juíza Luciany Ferreira Miranda; Arari, com a presença de Haderson Rezende Ribeiro; Vitória do Mearim, recepcionado pela juíza Urbanete de Angiolos Silva; Pindaré Mirim, onde se reuniu com o juiz João Vinícius Aguiar; e de Santa Rita, recebido pelo juiz Thadeu de Melo Alves.

A itinerância da AMMA teve prosseguimento quinta-feira, quando Holídice Barros visitou as comarcas Santa Luzia, recebido pela juíza Ivna Freire, e Buriticupu, presentes os magistrados Felipe Damous e Bruno Pinheiro.

O presidente da AMMA também visitou a comarca de Açailândia, onde teve a oportunidade de dialogar com os juízes Frederico Feitosa (diretor do fórum), José Lima Pereira Filho, Aureliano Coelho Ferreira e com as juízas Clécia Pereira Monteiro e Vanessa Machado Lordão.

Durante as visitas, Holídice Barros conheceu de peto a realidade das comarcas e dialogou com os magistrados e as magistradas, a fim de entender a realidade de trabalho de cada um, dando-lhes a oportunidade de apresentar à Diretoria da AMMA os seus anseios e pleitos.

Interiorização

O projeto AMMA Itinerante tem por objetivo descentralizar as deliberações associativas e interiorizar a gestão, promovendo visitas, reuniões e discussões nas mais distantes comarcas do estado.

Ao final das visitas desta quinta-feira, Holídice Barros classificou a iniciativa de execução do AMMA Itinerante: “foi gratificante e compensador conhecer a realidade dos colegas nas unidades em que atuam e observar que eles estão prestando um trabalho de excelência. Todos estavam atuando quando eu cheguei, fazendo audiências”, destacou.

O presidente da AMMA constatou que em algumas comarcas os magistrados estão trabalhando em condições adversas e que os principais problemas apontados são ausência de servidores em determinadas unidades que não têm os quadros de servidores completos.

A reclamação geral dos magistrados e magistradas das comarcas visitadas foi com relação ao grande volume de demandas judiciais. As solicitações mais urgentes pleiteadas pelos magistrados serão encaminhadas pela AMMA ao Tribunal de Justiça para a tomadas das providências cabíveis.

“Nós vamos dar continuidade a este trabalho bem próximo dos magistrados que atuam no interior do estado. Essa proximidade é boa para todos, para os juízes que estão aguardando  um contato da associação e é bom para nós que podemos conhecer de perto o que os magistrados estão precisando, afirmou Holídice.

Com mais esta edição, o Projeto AMMA Itinerante atinge o seu objetivo que é descentralizar as deliberações associativas e interiorizar a gestão, promovendo visitas, reuniões e discussões nas mais distantes comarcas do estado.