A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) promoveu, na tarde desta quarta-feira (20), videoconferência sobre o tema “Segurança nas Redes Sociais para Magistrados”, que teve como palestrante o delegado Alessandro Barreto, da Polícia Civil do Piauí, e mediador o juiz Ferdinando Serejo.

A videoconferência contou com a presença de vários magistrados, atentos ao tema que vem gerando inquietações devido aos frequentes golpes cibernéticos.

De forma didática e com precisão de dados, Alessandro Barreto falou sobre as principais modalidades de crimes que vêm sendo praticados na internet, a forma que os golpistas agem e que medidas os magistrados podem adotar para se proteger dos golpes.

Os participantes tiveram a oportunidade de expor situações e tirar dúvidas acerca do tema abordado. Ao final, foram sorteados três exemplares do livro “Vingança Digital”, de autoria do delegado Alessandro Barreto, entre os magistrados participantes da videoconferência.

O presidente Holidice Barros agradeceu ao delegado Alessandro Barreto por ter aceitado o convite da AMMA para participar da videoconferência e auxiliar a Magistratura maranhense nesta questão da segurança contra crimes cibernéticos.

“Nosso objetivo com a palestra foi buscar a reflexão e a prevenção, a fim de mostrarmos aos colegas magistrados como podem se prevenir dos crimes cibernéticos e adotar este tipo de rotina em suas casas, com os seus familiares”, disse Holídice Barros.

Holídice também agradeceu ao coronel Alexandre Magno, diretor de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, que desde o início da atual gestão vem auxiliando a Diretoria Executiva da AMMA nas ações voltadas à promoção da segurança dos magistrados maranhenses.

O delegado Alessandro Barreto foi coordenador do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí e atua como professor da Academia de Polícia Civil do Piauí nas cadeiras de Inteligência Policial e Investigação Criminal.

Também exerceu o cargo de coordenador geral de Contrainteligência da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. É coautor dos livros Cybercards, Manual de Investigação Cibernética, Investigação Digital em Fontes Abertas, Vingança Digital e Deep Web.