A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) comemorou, nesta quarta-feira (27), mais uma grande conquista. Pela segunda vez, em menos de um ano, mais dois ex-presidentes se tornam desembargadores do Tribunal de Justiça. Além de Ronaldo Maciel, empossado em dezembro de 2021, também passam a compor a Corte do TJMA os ex-presidentes Gervásio Protásio dos Santos e a juíza Sônia Amaral.
Na sessão do Pleno do TJMA, nesta quarta-feira (27), também foi eleito o desembargador Sebastião Bonfim. A posse ocorreu no gabinete do presidente do Tribunal, desembargador Lourival Serejo, com a presença do corregedor geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, desembargadores da Corte Estadual, o presidente da AMMA, Holídice Barros, e juízes.
O presidente Lourival Serejo destacou que a chegada dos novos desembargadores à Corte representa um momento de mudança e diversidade que refletirá na prestação jurisdicional do Tribunal. “Sempre que chega um novo desembargador, renovam-se as nossas esperanças de aprimoramento do nosso Tribunal”, frisou.
Trajetória associativa
Gervásio Santos destacou-se no associativismo da Magistratura nacional após brilhante atuação à frente da AMMA em quatro gestões (2007/2008, 2008/2009, 2010/2011 e 2014/2015), chegando a disputar por duas vezes a Presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), onde também teve destacada atuação como assessor da Presidência.
A juíza Sonia Amaral presidiu a AMMA no período 2001/2002. Ambos foram precursores do associativismo na Magistratura maranhense e marcaram a história da AMMA em gestões coroadas de êxito, pautadas, principalmente, na luta pela independência e transparência no Judiciário e pelo respeito à Magistratura de 1º Grau.
Ao ser empossado, Gervásio Santos declarou que a ascensão ao Tribunal agrega uma maior responsabilidade, após quase 31 anos na Magistratura. “O meu objetivo é continuar com os mesmos princípios que me guiaram durante o Primeiro Grau. Eu venho para o Tribunal para somar, agregar, ajudar a Corte e compô-la com humildade, aprendendo dia a dia. Da minha parte só haverá palavras para somar, agregar, auxiliar, jamais para dividir”, revelou.
Gervásio também agradeceu o apoio de colegas magistrados e magistradas: “amigos (as), quero agradecer a cada um os votos de sucesso nesta nova etapa da carreira. Mas, na minha visão, pouco muda. Continuo e continuarei sendo o colega de sempre, atento aos anseios e solidário às lutas da classe. Somos todos magistrados e os compromissos são os mesmos. Muito obrigado pela torcida e um grande abraço a todos”.
Sônia Amaral disse que a sensação é de novo dever a ser cumprido. “Quero ingressar nessa Casa pensando no coletivo, pensando nas decisões que serão compartilhadas, que por vezes, podem até ser mudadas, o que também faz parte do colegiado”, afirmou, prometendo entregar uma boa prestação jurisdicional.
O desembargador Sebastião Bonfim, apoiador de todas as gestões da AMMA, também falou sobre o novo desafio, agora na Corte do TJMA. “É uma missão a mais na vida, uma nova etapa”, declarou o desembargador Sebastião Bonfim após ser empossado.
Bonfim possui mais de 30 anos no exercício da magistratura. “Já andei o Estado do Maranhão quase todo como juiz, peço a Deus que me dê força para que eu faça o mesmo trabalho que fiz no Primeiro Grau aqui também, para não decepcionar meu jurisdicionado e meus colegas de trabalho”, disse.
“Carreiras brilhantes”
A chegada dos ex-presidentes Gervásio Santos, Sonia Amaral e Sebastião Bonfim à Corte do TJMA, foi muito comemorada pela Magistratura. Para o atual presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, a eleição de mais dois ex-presidentes da Associação e do grande magistrado Sebastião Bonfim coroa brilhantes carreiras marcadas pela integridade, dedicação e altivez.
“Para a AMMA, esta chegada ao TJMA é muito representativa porque Gervásio Santos e Sonia Amaral presidiram a nossa instituição e tiveram uma passagem histórica. Ambos lideraram a Magistratura Maranhense com muito brio e combatividade, contribuindo com a evolução do nosso Poder Judiciário”, destacou Holídice.
O ex-presidente Angelo Santos, que integrou a diretoria da AMMA na gestão de Gervásio Santos, disse que a escolha para compor o TJMA é o reconhecimento da dedicação do ex-presidente à Magistratura, “compromisso demonstrado desde sempre, mas em especial quando presidiu a Associação por quatro mandatos.
“Gervásio foi um grande e destemido líder associativo que serviu de exemplo para as novas gerações de presidentes da AMMA e agora coroa de êxito a sua luta pela independência do Judiciário”, afirmou Angelo, que presidiu a entidade em duas gestões consecutivas (2017 a 2020).
Na avaliação do desembargador Ronaldo Maciel, que também presidiu a AMMA em dois mandatos, “a chegada de Gervásio Santos ao Pleno do TJMA é motivo de muita satisfação e alegria para a Magistratura não só do estado do Maranhão, como em nível nacional.
“Gervásio disputou a Presidência da AMB duas vezes. É respeitado por advogados e membros do Ministério Público. Juiz de notável saber jurídico, produtividade elevadíssima e presteza na prestação jurisdicional”.
Ronaldo destacou ainda o fato de Gervásio ter sido presidente da AMMA por quatro gestões, nas quais mostrou-se um líder brilhante na defesa da Magistratura. “Foi vice-presidente quando eu estava na Presidência da Associação. Travamos batalhas e sonhamos com um Judiciário cada vez mais republicano ágil e eficiente. Tenho certeza de que com sua experiência e conhecimento, Gervásio tem muito a somar no Tribunal de Justiça do nosso estado”.