O presidente da Associação dos Magistrados (AMMA), Angelo Santos, participou, na manhã desta sexta-feira (26), por meio de videoconferência, da primeira reunião do Grupo de Trabalho do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, responsável pela implementação e acompanhamento das medidas de retorno gradual ao trabalho presencial nas unidades judiciais.
Durante a reunião, o presidente Angelo Santos ratificou os termos do requerimento de AMMA (Processo 19465/2020 – leia aqui), no qual são apresentadas propostas de alteração do ato normativo constante na Portaria Conjunta 34/2020, que estabelece protocolos mínimos para retomada das atividades presenciais e para a reabertura de todos os fóruns e demais unidades prediais que integram o Poder Judiciário do Estado do Maranhão, observando as medidas necessárias para a prevenção do contágio pela Covid-19.
“Tais propostas de alterações buscam a adoção de novas tecnologias que impulsionam a prestação jurisdicional (celeridade processual), e primordialmente, a preservação da integridade física e saúde de magistrados, servidores, auxiliares da justiça, colaboradores, advogados, demais carreiras jurídicas e jurisdicionados”, ressaltou Angelo Santos.
O requerimento apresentado pela AMMA ao Tribunal de Justiça já foi ratificado pela Associação dos Analistas do Judiciário – ANAJUD, pela Associação dos Oficiais de Justiça do Estado do Maranhão – ASSOJEMA, por grupo de servidores capitaneado pelo auxiliar judiciário Antonio Coutinho e também pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão – SINDJUS/MA.
Além do presidente da AMMA, a reunião contou com a presença do presidente do Comitê Estadual de Saúde e coordenador do grupo de trabalho, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, de juízes auxiliares da Presidência – Raimundo Bogea e Cristiano Simas, da juíza auxiliar da Corregedoria – Sônia Amaral, do Diretor Geral do TJMA – Mario Lobão e de representantes da Coordenadoria de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial do Tribunal de Justiça, da Diretoria de Recursos Humanos e dos servidores.