O presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, e membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal fizeram nesta segunda-feira (9) uma visita de cortesia à corregedora-geral de Justiça, desembargadora Anildes Cruz, ocasião em que entregaram um ofício com uma pauta de reivindicações de interesse da magistratura estadual.

Os diretores esclareceram à Corregedora a importância de cada uma das reivindicações. Tratou-se da regionalização do plantão judicial, em que foi sugerida a formação de uma comissão com a presença de no mínimo dois magistrados, indicados pela AMMA, a fim de propiciar ampla discussão com a classe, bem como para que haja observância das peculiaridades e carências de cada comarca (polo).

No documento entregue à Corregedora, a AMMA também pede simetria no âmbito do plantão judicial, possibilitando compensação de até 15 dias, e gozo em até um ano do exercício da sua aquisição (Processo 46438/2016).

A AMMA também reivindica no plantão judicial, diante do crescimento considerável de demandas, principalmente na área criminal, o aumento de juízes para atuação em tal período, bem como maior transparência quanto aos critérios para elaboração da tabela do plantão judicial.

A valorização da magistratura de 1º grau com a divulgação do trabalho pelos juízes no site da CGJ, foi o último item da pauta.

AVALIAÇÃO

Para Angelo Santos, a visita foi de extrema importância, pois puderam dialogar sobre as reivindicações da magistratura maranhense. “A visita foi importante, já que dialogamos e propomos uma pauta que constam anseios da Magistratura maranhense”, contou Angelo ainda ressaltando a importância de obter mais conquistas para a classe.

De acordo com a desembargadora, a visita foi bastante proveitosa. Ela destacou a importância da parceria com a AMMA no sentindo de receber propostas e sugestões, com o objetivo de pôr em prática a gestão compartilhada. “A parceria entre a AMMA e a Corregedoria é salutar, a partir do diálogo vamos tentar atender às reivindicações”.

PRESENÇAS

A reunião contou com a presença dos juízes Lavinia Helena Macedo Coelho (1º vice-presidente); Luís Carlos Licar Pereira (2º vice-presidente); Frederico Feitosa de Oliveira (secretário geral); Andréa Furtado Perlmutter Lago (tesoureira geral); Alessandra Costa Arcangeli (conselho fiscal); e Maria da Conceição Sousa Mendonça (conselho fiscal). Estiveram presentes também os juízes corregedores Rosângela Prazeres, Márcia Chaves, Rosária Duarte, Sara Gama, Gladiston Cutrim e José Américo.