Como parte da programação da Semana de Valorização da Magistratura 2019, a Associação dos Magistrados do Maranhão ofereceu, nesta sexta-feira (30), um almoço aos magistrados que participaram dos dois dias do curso ‘Educação Financeira e Investimentos’. O almoço, organizado pela Diretoria Executiva, foi realizado no Salão de Eventos da sede social.

Durante toda a manhã, os magistrados deram continuidade ao curso, ministrado pelo juiz e professor Paulo Alexandre Ayres de Camargo (TJSP), diretor-adjunto da Associação Paulista de Magistrados. O magistrado falou sobre a importância de saber lidar com as finanças de forma equilibrada e eficiente, prática esta que deve ser iniciada dentro da própria família, com incentivo e orientação aos filhos a ter controle cobre os gastos e aprender a poupar.

Além de juízes, o presidente Angelo Santos, acompanhado de membros da Diretoria Executiva, esteve presente durante toda a programação do evento, um dos mais importantes do calendário do Judiciário maranhense.

Com música ambiente ao som do saxofonista José Cláudio Braga e o almoço com toque especial do buffet Bianca Resende, aconteceu o lançamento de livros do desembargador Lourival Serejo, Presidente em exercício do TJMA e do juiz aposentado José de Ribamar Ramos (Baial). Os magistrados autografaram os exemplares aos presentes.

Na oportunidade, o desembargador Lourival Serejo, que lançou o livro ‘Mistérios de uma Cidade Invisível’, falou que o momento foi muito especial.

“A literatura é outra opção que o juiz tem para se distrair dos problemas jurídicos, uma vez que é de fundamental importância se familiarizar com o livro, que é uma porta aberta de realização pessoal e de rompimento com a solidão”, contou o desembargador, ressaltando a satisfação de, como magistrado, lançar, mais uma obra, entre os colegas da magistratura.

De acordo com Serejo, que é também escritor, poeta e membro da Academia Maranhense de Letras, a crônica que dá nome ao livro remete aos 400 anos de histórias, lendas e mistérios da cidade de São Luís. “A obra retrata os fatos mais importantes que me impressionaram, dai transformei em palavras”.

O juiz aposentado José de Ribamar Ramos, que lançou as obras ‘Histórias de Barreirinhas’, ‘Marcas que Ficaram’ e ‘Sentenças em Versos’, disse que o momento foi único. “Foi, de fato, muito gratificante, pois aproveitei o momento de confraternização para apresentar aos amigos mais algumas obras escritas por mim”.

Torneio de Tênis

A programação da Semana de Valorização da Magistratura tem continuidade na tarde desta sexta-feira, com a abertura do IV Torneio de Tênis da AMMA. A competição acontecerá até o dia 1º de setembro, no Complexo Esportivo, Social e Administrativo do Calhau.

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 19h, será realizado o Luau da AMMA, um momento de congraçamento e descontração, coordenado pelos juízes Licar Pereira e Adelvan Nascimento, com a participação do músico e professor Raimundo Luís Ribeiro.

A hamburgueria Burger Night estará com sua estrutura montada na sede esportiva da AMMA para a venda de hambúrgueres e cerveja artesanal aos participantes do luau.

O Torneio de Tênis será encerrado neste domingo com um almoço e premiação dos vencedores.