As eleições da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), que elegerá a diretoria para o triênio 2023-2025, terão início dia 8 de novembro. Os associados poderão votar por carta, pela internet ou presencialmente.

Pela primeira vez na história da associação, há uma chapa única, denominada *“Combatividade, Coragem e União”, capitaneada pelo magistrado Frederico Mendes Júnior. Os filiados poderão votar de três formas – por carta, pela internet ou de forma presencial.

Passo a passo para votar:

Por carta
As cédulas de votação já foram enviadas ao endereço do associado, constante do cadastro da AMB. Ao receber a cédula, o magistrado deverá assinalar sua opção e encaminhá-la pelos Correios para a sede de sua associação estadual, regional ou à AMB – a depender da forma de filiação, direta ou vinculada à associação local. A cédula preenchida deve ser enviada o quanto antes. Somente serão contabilizados os votos que chegarem às associações até o dia 11 de novembro, às 18h (horário de Brasília).

Pela Internet
A votação pela internet terá início a partir das 8h da manhã do dia 8 de novembro e seguirá até às 20h (horário de Brasília) do dia 9 de novembro, de forma ininterrupta. O sistema utilizado será o do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), e contará com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Até dois dias antes do período de votação pela internet, o magistrado receberá no seu e-mail um login (que será o seu CPF) e uma senha para acessar o sistema. O site da AMB terá um banner que direcionará o associado ao sistema de votação. Ao preencher os dados de login e senha, a votação será iniciada.

Para informar o voto na chapa “Combatividade, Coragem e União”, o filiado deverá escrever o nome da chapa no campo indicado e confirmar a opção. Uma vez que o voto for confirmado, não será possível qualquer alteração.

Presencialmente
Os magistrados também poderão dar seu voto de forma presencial, entre os dias 10 e 11 de novembro, na sede das associações estaduais/regionais. A AMB também receberá os votos dos magistrados que estiverem em Brasília (DF), na data das eleições.

 Como evitar votos em duplicidade
Para evitar os votos em duplicidade, as associações locais e regionais registram em ata todos os votos recebidos por carta, até o dia 11 de novembro. A AMB enviará a essas associações uma lista de todos os magistrados que realizaram seus votos pela internet, uma vez encerrado o prazo no dia 9 de novembro. Desta forma, estarão aptos a votar presencialmente os associados que não realizaram os votos em nenhuma das outras modalidades oferecidas.