A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) vai dar suporte aos juízes e juízas que atuarão nas Eleições Gerais 2022, no próximo domingo, por meio de uma comissão composta pela diretora Marcela Lobo (Comunicação), Marcelo Oka (Segurança) e Fernando Jorge Pereira (Prerrogativas).

Um total de 174 juízas e juízes atuarão nas Eleições 2022 no Maranhão, sendo 105 titulares de zonas eleitorais, 31 presidentes de Juntas Especiais e 11 juízes auxiliares.

Também acontecerá na sede da AMMA a auditoria da votação eletrônica, a ser realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral na véspera da eleição. O procedimento consiste no Teste de Integridade em 27 urnas sorteadas.

No dia da eleição, em ambiente filmado e aberto ao público, as urnas eletrônicas que foram testadas e estão prontas para a eleição serão ligadas e funcionarão como se estivessem na seção eleitoral. Essas urnas eletrônicas receberão votos que estão consignados em cédulas de papel (preenchidas por representantes de partidos, coligações e outros – art. 63) e ao final do dia da eleição, o resultado eletrônico e o dos votos em papel são comparados

Segurança

O TRE-MA formou uma comissão própria para elaborar e implementar o Plano de Segurança das Eleições. Tal comissão é presidida pelo juiz Cristiano Simas de Sousa, Membro da Corte do Tribunal Eleitoral.

Em 2022, além de todo o suporte das polícias Militar, Civil e Federal, bem como do Corpo de Bombeiros, o processo eleitoral contará com o reforço da Força Federal de Segurança em 100 municípios maranhenses.

O TRE/MA também montou logística de transporte de urnas e suprimentos por meio de empresas contratadas para este fim. Serão executadas 4.331 rotas, sendo 1.306 rotas de distribuição (sábado), 1.851 rotas de recolhimento e 1.174 rotas de recolhimento de mídias (domingo).

Os materiais deverão ser coletados nos locais de armazenamento e distribuídos no dia 1º de outubro de 2022 (sábado), até as 15 horas.

O recolhimento das urnas e demais materiais dos locais de votação, bem como a devolução aos locais de armazenamento, deverá ser realizada no domingo da eleição.

O TRE-MA também estabeleceu um Comitê de Enfrentamento à Desinformação, presidido pela juíza auxiliar da Presidência, Rosângela Santos Prazeres Macieira.