A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) é uma das apoiadoras  da “Caminhada Negra”, evento organizado pela Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para marcar o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

A caminhada é aberta a magistrados/as e seus dependentes. A proposta é contribuir para o resgate da história e da cultura negra do país. Além da AMMA, o evento tem o apoio da Apamagis, Amepa, Ameron, Amamsul, Amepe, Amaerj, Amapar, AMC, Amab, Amatra 22 e Amatra 2.

Para participar, os/as interessados/as devem fazer a inscrição até a próxima terça-feira, 16 de novembro, sem custo para o/a associado/a e seus dependentes. As vagas são limitadas. Clique no formulário para se inscrever.

A caminhada presencial será realizada em dez cidades, incluindo São Luís. Também acontecerá o tour virtual, que percorrerá diversas cidades do país e poderá ser assistido de qualquer lugar.

De acordo com o vice-presidente da AMMA, juiz Marco Adriano, São Luís foi escolhida por ser uma cidade patrimônio cultural da humanidade, com muito conteúdo a ser prestigiado a partir da visibilidade das perspectivas das contribuições dos negros para a composição da sociedade.

“São Luís e o Maranhão são grandes berços culturais e históricos, tendo várias manifestações artísticas conexas à temática racial, e proporcionaremos aos nossos associados e dependentes uma imersão cultural, histórica e turística da formação da nossa sociedade.

Marco Adriano convida os magistrados e magistradas a vivenciarem uma experiência magnífica e conhecer São Luís a partir de um novo olhar.

Roteiro

A rota desenhada pela organização do evento para esta caminhada compõe uma jornada que costura fatos importantes ao longo de mais de cinco séculos da história do negro na formação da nação brasileira.

O tour presencial em São Luís, no dia 20 de novembro. terá duração de três horas, a partir das 14h, com concentração no Palácio dos Leões, e o total de 10 vagas.

O tour virtual contará com 50 vagas e será realizado no dia 22/11, às 10 horas, ao vivo, e ficará gravado para aqueles que tiverem realizado a inscrição dentro do número de vagas.

Confira os locais, horários, duração e vagas do tour presencial, que acontecerá no dia 20/11 (sábado):

São Paulo – SP

Horário: 10h

Local: Praça da Liberdade, 238

Duração: três horas

Vagas: 30

Piracicaba – SP

Horário: 9h30

Local: Largo Santa Cruz

Duração: três horas

Vagas: 10

Rio de Janeiro – RJ

Horário: 9h

Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5

Duração: três horas

Vagas: 10

Salvador – BA

Horário: 8h30

Local: Estátua Zumbi dos Palmares Praça da Sé, 15

Duração: três horas

Vagas: 15

Olinda- PE

Horário: 9h

Local: Rua Bernardo Vieira de Melo Bairro da Ribeira

Duração: três horas

Vagas: 10

São Luís -MA

Horário: 14h

Duração: 3h

Local: Palácio dos Leões, R. Dom Pedro II, S/N – Centro

Vagas: 10

Ouro Preto-MG

Horário: 9h

Local: Praça Tiradentes

Duração: 3 horas

Vagas: 10

Campo Grande- MS

Horário: 8h30 às 13h

Observação: inclui almoço

Local: Esplanada Ferroviária. Av. Calógeras, 3143 – Centro

Vagas: 10

Curitiba-PR

Horário: 14h

Local: Ruínas de São Francisco. Av. Jaime Reis, S/N – São Francisco

Duração: 2h 30

Vagas: 10

Porto Alegre- RS

Horário: 10h

Local: Mercado Público de Porto Alegre, Praça Glênio Peres

Duração: 2h 30

Vagas: 10