A Associação dos Magistrados (AMMA), em parceria com o Tribunal de Justiça e a Escola da Magistratura (Esmam), vai oferecer curso de mestrado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), para magistradas e magistrados associados. O lançamento do Edital, bem como a assinatura do contrato ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), por videoconferência.
O curso será na modalidade Mestrado Interinstitucional (Minter), com 17 vagas destinadas aos profissionais do Judiciário. O TJMA arcará com 30% dos custos das mensalidade e os discentes com 70%.
A solenidade de lançamento contou com a presença do presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, dos desembargadores Lourival de Jesus Serejo Sousa (presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão) e José Jorge Figueiredo dos Anjos (diretor da ESMAM), dos professores Sérgio Hanriot (pró-reitor de Pós-Graduação da PUC Minas) e Carlos Alberto Vasconcelos (coordenador da pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas), além de representantes do corpo docente do referido programa.
Durante o evento, o presidente Holidice Barros agradeceu ao presidente do TJMA e ao diretor da Esmam por esta importante iniciativa que conta com o apoio da AMMA. “É um grande orgulho para a AMMA ser parceira nesta iniciativa que oferece um curso de excelência, que muito contribuirá para a formação humanística da Magistratura maranhense”.
Critérios
A Universidade publicará o Edital de seleção e a ESMAM, por seu turno, editará a Portaria que definirá os critérios de elegibilidade das candidaturas e os requisitos para permanência no programa.
A seleção será conduzida por comissão exclusivamente composta por docentes da PUC Minas, sendo exigido dos candidatos: a apresentação de documentos pessoais e de formação acadêmica, a proposição de um pré-projeto de pesquisa, a realização de entrevista por uma banca e uma prova de conhecimentos básicos de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
O início das atividades letivas está previsto para outubro deste ano, na modalidade presencial por videconferência. Durante o ano de 2022, as aulas serão presenciais, nas instalações da AMMA, durante cinco dias a cada bimestre.
As aulas online, que representarão 40% da carga horária total, serão mensais e ocorrerão por videoconferência. Em 2023, segundo o programa, os discentes se dedicarão à realização das respectivas pesquisas, às atividades de orientação junto aos docentes da Universidade e à elaboração das dissertações.
Ao final de 2023, ocorrerão as defesas e a conclusão do curso.