Lançado, na noite desta terça-feira (4), o Clube do Livro AMMA, em evento realizado por videoconferência, que contou com palestra do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, sobre o tema “Direito e Literatura”.

Presentes no evento de instalação, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, o membro da Diretoria de Cultura da AMB, juiz Thiago Brandão (PI), e dezenas de magistrados.

A palestra do desembargador Lourival Serejo, que é membro da Academia Maranhense de Letras, foi um bate-papo descontraído sobre menoráveis obras literárias que marcaram sua vida.

Os participantes fizeram um verdadeiro passeio literário sobre grandes autores da literatura universal e brasileira, de Machado de Assis a Lima Barreto, de Tolstoi a Dostoievski. “A literatura é indispensável para todas as profissões”, disse o desembargador Lourival.

Aos juízes e juízas criminais, o presidente do TJMA recomenda a literatura para um melhor conhecimento da alma humana. “Visão humanista o magistrado não encontra nas doutrinas, somente na literatura”.

Lourival Serejo também falou sobre a importância da leitura de obras literárias sobre racismo e do quanto “A Cabana do Pai Tomás” influenciou na sua formação humanista, assim como Jorge Amado na sua formação crítica.

“O magistrado precisa ver diversidade de cor com respeito para não ferir a dignidade de quem está à sua frente”, ressaltou.

O diretor de Cultura da AMMA, juiz Francisco Reis Junior, apresentou os aspectos básicos do funcionamento do Clube do Livro AMMA, que se reunirá uma vez por mês. Durante o evento foi escolhida a obra “A Morte de Ivan Ilitch”, de Leon Tolstoi, para ser lida e debatida no próximo encontro, já marcado para o dia 17 de junho, às 19h.

O presidente juiz Holídice Barros agradeceu ao palestrante pela comovente sensibilidade com que tocou a Magistratura durante a sua explanação e da sua satisfação em ver instalado o tão sonhado Clube do Livro AMMA.

Ao final, foram sorteados cinco livros entre os participantes, um deles “O Tormento de Santiago”, presenteado pelo desembargador Lourival Serejo, e mais quatro obras doadas pela AMMA.

Assista ao vídeo da instalação do Clube do Livro AMMA, na íntegra: