O presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (12), com representantes da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça e os coordenadores do Planejamento Estratégico do TJMA e da Corregedoria Geral da Justiça, juízes Ângelo Santos e Nilo Ribeiro, para tratar sobre os critérios de distribuição e lotação dos estagiários e residentes aprovados no Programa de Estágio Remunerado do Poder Judiciário do Estado do Maranhão.

Durante a reunião, o presidente da AMMA defendeu a imediata nomeação de todos os estagiários selecionados e que a distribuição  nas unidades judiciais seja feita observando a maior necessidade das comarcas do interior e da capital.

Esta foi a segunda reunião que a AMMA participou no Tribunal para tratar sobre os critérios de distribuição e lotação dos estagiários. A primeira foi realizada no dia 8 de abril e contou com a presença, além de Holíice Barros, do 1º vice-presidente, juiz Marco Adriano Fonseca, e dos diretores Douglas da Guia e Andrea Perlmutter.

Também presentes na primeira reunião, as servidoras da Diretoria de Recurso Humanos do Tribunal de Justiça, Daniele Mesquita e Diana Telles.

Convocação

A convocação dos estagiários selecionados teve início nesta segunda-feira, com a publicação do edital logo após a reunião. O prazo para apresentação dos exames e documentos, envio e assinatura dos termos de compromisso por e-mail será dia 16 de abril.
A ambientação on-line dos estagiários ocorrerá no período de 19 a 23 de abril e o início das atividades no dia 26/04.

Holídice Barros explicou que a contratação de estagiários foi uma das solicitações da AMMA ao TJMA e é de extrema importância para ajudar na equalização da força de trabalho nas unidades judiciais.

O presidente da AMMA defendeu a lotação imediata dos novos servidores, tendo em vista a existência não apenas de comarcas com altas taxas de congestionamento, mas também, aquelas que mantêm altíssima distribuição de processos e elevado acervo.

“Tal situação exige esforço dos magistrados destas comarcas, que muitas vezes se veem desprovidos da necessária força de trabalho, inclusive de cargos de analista judiciário. Portanto, são diversos e complexos os fatores que devem ser considerados na distribuição dos estagiários selecionados entre os magistrados de primeiro grau”, afirmou Holídice.

A seleção dos estagiários foi realizada pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). Foram selecionados 175 estudantes de nível superior e 45 de pós-graduação.