O resultado da Pesquisa AMMA 2021, divulgado dia 19 de março, revelou que a Magistratura maranhense vem consolidando um perfil mais vocacionado para questões sociais, demonstra muita preocupação com os direitos das minorias e defende a implantação das modernas ferramentas de inteligência artificial em benefício do Poder Judiciário.

No quesito ‘Você está de acordo com a participação da AMMA em campanhas relacionadas à defesa de direitos humanos e defesa de minorias e vulneráveis’, 62% dos magistrados responderam Sim, 26,1% responderam Não; 12% não têm opinião formada ou preferiram não opinar.

Quando o assunto é corrupção, o resultado da Pesquisa AMMA também revelou que a Magistratura maranhense é favorável aos meios de combater a prática no âmbito da administração pública. No quesito ‘Você está de acordo com a participação da AMMA em campanhas relacionadas ao combate à corrupção e improbidade administrativa’, 77,5% responderam Sim; 13,4% Não e 9,2% não têm opinião formada ou prefiram não opinar.

A pesquisa também demonstra que a polêmica questão que envolve a legalização do aborto ainda divide a Magistratura maranhense. No item ‘Qual a sua opinião sobre o aborto’, 47,9% dos magistrados responderam que os casos previstos em lei são suficientes para sua autorização; 28,2% opinaram que esta é uma decisão exclusivamente da mulher; 8,5% que deve prevalecer o direito à vida do feto em qualquer circunstância e 15,5% responderam não ter opinião formada ou preferiram não responder.

A implementação de ‘cotas raciais e sociais’ também têm o apoio dos magistrados do Maranhão. Na pesquisa, 36% disseram ser favoráveis a ambas; 28,9% só a favor das cotas sociais; 16,8% dos magistrados são contrários às duas cotas; 4,1% apenas a favor das cotas raciais e 14,2% não sabem ou não quiseram opinar.

Racismo

A AMMA quis saber na pesquisa o que os magistrados maranhenses pensam sobre o racismo. No item ‘Você acredita na existência de um racismo estrutural no Brasil’, o percentual de 68,3% disse que acredita; 21,1% não acreditam e 10,6% não têm opinião formada ou preferiram não opinar.

A Magistratura maranhense também é favorável ao desarmamento, com 40,1% dos pesquisados respondendo Sim; 26,1% são contra o desarmamento; 25,4% responderam que depende da situação e 8,5 não têm opinião ou preferiram não opinar.

Ainda sobre a questão desarmamento, a pesquisa quis saber se os magistrados devem se submeter a teste psicológico para porte de armas. O total de 68,3% disse que Sim; 26,8% responderam Não e 4,9% não têm opinião formada ou preferiram não opinar.

Inteligência Artificial

A pesquisa também revelou que a implementação das modernas ferramentas tecnológicas na estrutura de trabalho também é uma preocupação dos magistrados. Questionados se a Inteligência Artificial será benéfica ao Poder Judiciário, 85,2% responderam Sim; apenas 4,9% disseram que Não e 9,9% não têm opinião formada ou preferiram não opinar.

Além do eixo social, a Pesquisa AMMA 2021 contém também vários outros eixos, divididos por temas, que vão definir importantes ações sociais futuras voltadas à Magistratura e também serão informadas.

A pesquisa foi realizada em parceria da Ideia Propaganda e o Instituto de Pesquisa Econométrica, somente na forma virtual, e contou com a participação de 142 magistrados do Maranhão associados, de um total de 349, o que proporciona uma margem de erro de 6,3% e um intervalo de confiança de 95%.