O presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, e o 1° vice-presidente, juiz Marco Adriano Fonseca, estiveram hoje (8) na Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), para conhecer as instalações, a estrutura funcional e os procedimentos adotados acerca das investigações que envolvem segurança dos magistrados.
Os diretores da AMMA foram recebidos pelo diretor da DSI, coronel Alexandre Magno, que apresentou a equipe, as instalações e detalhou a sistemática de trabalho adotada.
Coronel Alexandre falou sobre as investigações acerca do golpe virtual do qual vários magistrados e servidores do Poder Judiciário têm sido vítimas, principalmente a ocorrência de clonagem de conta de celular e perfis falsos (fakes) em redes sociais.
Os diretores da AMMA foram informados das medidas preventivas que devem ser tomadas, a fim de reduzir riscos e vulnerabilidades à concretização de golpes dessa natureza, considerando vários boletins de ocorrências registrados recentemente por magistrados, a maioria relacionado à prática do novo golpe virtual por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.
A visita dos diretores Holídice Barros e Marco Adriano Fonseca, à DSI do TJMA, foi mais uma etapa das providências que estão sendo tomadas pela AMMA para impedir que magistrados continuem sendo vítimas de crimes cibernéticos.
“Estamos acompanhando com muita atenção os problemas que expõem a segurança digital dos magistrados em redes sociais e aplicativos e, por isso, solicitamos junto à DSI a adoção de todas as providências cabíveis, tanto do ponto de vista preventivo quanto repressivo, para evitar maiores males aos magistrados do Maranhão”, disse o presidente da AMMA.
Na última sexta-feira, Holídice Barros e o diretor de Tecnologia da AMMA, juiz Ferdinando Serejo, reuniram-se com a equipe da Secretaria Estadual de Investigação Criminal (SEIC), também para tratar das investigações sobre crimes tecnológicos contra magistrados.