Neste domingo, dia da eleição, a exemplo da atuação nas Eleições 2018, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Angelo Santos, permanecerá de plantão junto ao Comitê de Segurança do TRE/MA, para prestar atendimento às juízas e juízes que estão na condução do pleito eleitoral em suas comarcas e, também, na capital.

Esta ação da Associação dos Magistrados, em apoio aos juízes no dia das eleições, tem sido uma prática adotada pelas gestões administrativas da AMMA, oferecendo o suporte necessário para que os trabalhos do Judiciário sejam realizados em total segurança.

“Estaremos em estado de alerta e disponíveis durante todo o período da eleição para atender aos nossos magistrados associados no que for necessário. O importante é que o trabalho do Judiciário seja realizado em total segurança”, explicou Angelo Santos.

Comitê

Na última quarta-feira (11), Angelo Santos participou da instalação do Comitê de Segurança das Eleições 2020, na sede do TRE/MA, que tem por objetivo garantir a segurança e tranquilidade durante o pleito.

O comitê é composto pelos dirigentes da Justiça Eleitoral no Maranhão, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, as polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Exército, Associação dos Magistrados e Agência Brasileira de Investigação. Os órgãos atuarão em conjunto como centro de controle, orientação e decisão para monitorar ações que necessitam de maior atenção durante as eleições.

Cerca de 10 mil homens do Exército, das polícias Federal, Militar, Civil e Rodoviária, bombeiros e da Marinha irão atuar para garantir a segurança das Eleições 2020, em todo o estado.

O primeiro turno ocorre neste domingo, em todas cidades do Maranhão, das 7h às 17h.

No Maranhão, as eleições serão realizadas em 217 cidades, distribuídas em 105 zonas eleitorais. Estão aptos a votar no estado 4.758.629 eleitores.

O número total de seções eleitorais é 14.041 em 5.556 locais de votação.

De acordo com o TRE-MA, serão utilizadas 16.632 urnas eletrônicas (entre efetivas e de contingência) e funcionarão juntas especiais em 31 cidades e mais 81 postos avançados de transmissão (locais de difícil acesso).

Na sede do TRE/MA funcionarão a Central de Acompanhamento e o Gabinete de Segurança das Eleições 2020.