A Diretoria Executiva da AMMA iniciou o segundo semestre do ano de 2020 com o sentimento do dever cumprido no que diz respeito à pauta associativa previamente elaborada para o biênio 2019/2020. Uma das conquistas associativas, fruto de incansável trabalho da AMMA, foi a nomeação de 37 novos juízes no Maranhão (leia aqui), no período de três anos, oriundos do concurso realizado pelo Tribunal de Justiça em 2015.
A chegada dos 37 novos juízes aos quadros do Poder Judiciário do Maranhão, de fevereiro de 2017 a dezembro de 2019, foi resultado de um longo caminho percorrido pelos aprovados e que teve a AMMA como parceira nesta batalha.
Foram meses de reuniões da Comissão de Concursados em que a AMMA atuou como interlocutora entre os representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, sempre buscando e apresentando sugestões para viabilizar as nomeações e o ingresso dos novos juízes no quadro da Magistratura estadual.
“A obra associativa nunca está completa, sempre temos pendências e questões a avançar, mas temos honrado os compromissos que assumimos com a classe”, destacou o presidente da AMMA, juiz Angelo Santos.
A nomeação dos 37 novos juízes corresponde a um dos itens das propostas apresentadas pela atual gestão: aprimorar o diálogo institucional com o TJMA para a convocação de todos os aprovados no concurso público da Magistratura. “Compromisso firmado, compromisso honrado”, disse Angelo Santos.
Prestação Jurisdicional
Durante as inúmeras reuniões com o TJMA, nas quais a AMMA pleiteava a nomeação dos concursados, o presidente Angelo Santos mostrava a necessidade emergencial de novos juízes para suprir a carência de magistrados nas unidades judiciais do Estado, principalmente no interior.
Os esforços da AMMA nos três últimos anos resultaram nas nomeações pleiteadas, fazendo com que o Tribunal do Maranhão melhorasse ainda mais à prestação jurisdicional”, enfatizou o presidente da AMMA.
Reconhecimento
Toda a luta da Associação dos Magistrados, que resultou nas nomeações de 37 juízes nos últimos três anos, é reconhecida e elogiada pelos magistrados nomeados. O juiz João Vinícius Aguiar dos Santos reconhece e agradece a participação efetiva, comprometida e resiliente da AMMA, em especial o presidente Angelo, que não mediu esforços para viabilizar a nomeação dos novos juízes de direto no ano de 2017.
“Apesar do cenário financeiro desfavorável, a luta associativa foi fundamental para alcançar a tão sonhada nomeação”, destacou o juiz João Vinícius.
Na avaliação do juiz Danilo Berttove Herculano Dias, a AMMA prestou total apoio aos aprovados no concurso da Magistratura do Estado do Maranhão, sempre lutando pela nomeação de todos.
“O presidente Angelo, sempre disposto a ajudar, intercedeu pela nomeação de todos junto ao TJMA, bem como esteve presente em quase todas as reuniões dos aprovados com a Presidência do TJMA. Hoje, com o apoio da AMMA, todos os candidatos estão nomeados e exercendo a judicatura no Estado do Maranhão”, ressaltou Danilo.
A juíza Nivana Pereira Guimarães também fez questão de destacar toda a luta da Associação dos Magistrados do Maranhão que resultou na nomeação dos novos juízes. “A AMMA foi nosso principal e mais importante interlocutor perante a Presidência do Tribunal de Justiça, e ao Poder Executivo, em busca da nomeação de novos magistrados.
“O presidente Angelo Antonio Alencar dos Santos foi sempre sensível e diligente em busca de alternativas que possibilitassem o esgotamento da lista e nomeação de todos os colegas, proporcionando incremento no Poder Judiciário do Maranhão”, disse Nivana.