O presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, fez uma visita institucional ao diretor de Informática e Automação do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), Paulo Rocha Neto, na tarde desta segunda-feira (05). O principal objetivo foi constatar a execução de algumas fases do planejamento para melhoria na rede de dados do Fórum de São Luís. Além disso, foram apresentados avanços na área de informática e automação nas comarcas do nosso Estado.

Ao explanar diversas mudanças que estão sendo realizadas em relação à Tecnologia da Informação (TI), primeiramente, Paulo Rocha Neto contou que, em março deste ano, a Diretoria de Informática e Automação passou a ser responsável pela informática do Fórum de São Luís, antes subordinada à Coordenação Administrativa. De imediato, foram realizadas inspeções nas instalações para identificação de problemas e, atualmente, o plano de ação tem sido executado para as devidas correções e melhor funcionamento da rede de dados do Fórum da capital.

De acordo com Paulo Rocha Neto, em relação ao PJE, até o final de agosto será instalado em todo o Maranhão, restando apenas três comarcas. Já de setembro a dezembro será iniciado o planejamento e testes, com vistas ao início da implantação do PJe na área criminal, prevista para o início de 2020.

Outro ponto discutido na reunião foi em relação às salas de depoimento especial, que já contam com 46, número atingindo em 2019. O depoimento especial é uma forma humanizada e acolhedora de ouvir crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes no sistema de Justiça.

O núcleo de Tecnologia da Informação do TJMA, também, tem intensificado a instalação de salas de videoconferência. Já são 34 salas sendo utilizadas na realização de audiências no âmbito do Poder Judiciário. O diretor adiantou que, até outubro, todas as comarcas de entrância intermediária terão o sistema implantado e, em 2020, a implantação terá início nas comarcas de entrância inicial.

Por fim, o diretor anunciou que no dia 15 de agosto, será realizada a primeira sessão virtual judicial, visando dar mais celeridade ao julgamento dos processos.