Sob a coordenação da Diretora de Aposentados da AMMA, juíza Socorro Barros, foi realizada, na manhã deste sábado (26), mais uma edição da Manhã da Harmonia, que contou com palestra da médica geriatra Zali San Lucas, além de buffet de café e os parabéns aos aniversariantes do mês.

A palestra foi realizada na sala de reunião da sede administrativa da AMMA, ocasião em que a médica discorreu sobre o tema “Longevidade bem sucedida: uma questão de gerenciamento”.

Os participantes, na maioria magistrados aposentados e pensionistas, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e trocar experiências sobre como alcançar a longevidade de maneira saudável.

A palestra de Zali San Lucas teve como ponto central a longevidade bem sucedida, definindo os sete elementos fundamentais para o bem-estar do idoso: satisfação com a vida; ausência de incapacidade, domínio/crescimento, participação social ativa, alta capacidade funcional, independência e adaptação positiva.

De acordo com a médica, o idoso precisa ser o protagonista de sua própria história, mantendo sua independência e a vida social ativa. Ela alertou sobre a importância da alimentação equilibrada e para a necessidade de manter uma rotina de atividades físicas.

“Não importa qual a atividade física, mas a prática o exercício tem que ser uma rotina diária. Já há estudos que comprovam que corrida e caminhada promovem a oxigenação do cérebro, prevenindo várias doenças, dentre ela o Alzheimer”, afirmou a geriatra.

Após a palestra, os participantes aproveitaram a presença da médica para tirar dúvidas e obter orientação sobre as atividades psicomotoras mais adequadas para o envelhecimento saudável.A ‘Manhã da Harmonia’ contou com a presença do presidente da Associação dos Magistrados, Angelo Santos, que participou de todos os momentos e. ao final, destacou a importância desses encontros: “tivemos mais uma manhã de aprendizado e de ótima convivência na AMMA”. 

O projeto Manhã da Harmonia foi idealizado para promover o bem-estar entre os magistrados aposentados e pensionistas. A proposta da atual diretor, juíza aposentada Socorro Barros, é realizar um encontro a cada mês, sempre com a participação de um profissional de diferentes áreas, com abordagens voltadas para a terceira idade.