A nova Diretoria Executiva da AMMA iniciou a semana com importantes passos no quesito segurança dos magistrados. Na manhã desta segunda-feira (30), o presidente da Associação, juiz Angelo Santos, juntamente com o Diretor de Segurança da entidade, juiz Cristiano Simas, realizou uma visita de cortesia ao secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, ocasião em que foram discutidos importantes pontos para a melhoria da situação de segurança dos magistrados do estado.

Na reunião, estiveram presentes também o superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Dicival Gonçalves, e o superintendente Estadual de Investigações Criminais (SEIC), delegado Tiago Bardal.

Ao iniciar a conversa, Angelo Santos parabenizou as ações do sistema de segurança pública do Maranhão e reconheceu os avanços obtidos pela pasta.

Durante a reunião, o juiz explicou que segurança é um dos pontos prioritários da gestão diante dos desafios enfrentados pelos juízes maranhenses em suas comarcas e falou sobre a realidade de insegurança de alguns juízes no interior.

Em seguida, os juízes fizeram solicitações ao secretário visando garantir a segurança de magistrados e demonstraram a preocupação citando casos recentes de ameaças aos juízes nos municípios de Buriti, Urbano Santos e São Domingos, por exemplo.

INVESTIGAÇÃO

Atendendo à solicitação da Associação, o secretário garantiu que já foi deferido pedido para que a atribuição investigativa de crimes contra autoridades judiciárias fique a cargo da SEIC.

Segundo Angelo Santos, a vinculação de tal atribuição a um departamento da SEIC (DCCO), possibilitará a troca ágil de informações com a Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça e, principalmente, a conclusão das investigações e dos inquéritos policiais de forma mais célere.

Restou ajustada a realização de reunião com membros da SEIC e juízes, em data a ser definida pela AMMA. Serão discutidos temas como: inteligência, investigação do departamento de combate ao crime organizado e a questão prisional com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) também será debatida.

O secretário avaliou que a reunião foi de muita importância e extremante positiva. “Nós tratamos do apoio aos juízes e estabelecemos um canal de diálogo entre a Magistratura e o sistema de segurança do Maranhão”, contou.

Sobre a visita, o presidente da AMMA falou que “foi muito proveitosa, reafirmamos a boa relação que temos com a Secretaria de Segurança Pública, e, principalmente, conseguimos aceitação de anseio da Magistratura”.