Membros da Diretoria Executiva da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) fizeram visita de cortesia, nesta sexta-feira (22), à presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargadora Angela Salazar, ocasião em que manifestaram apoio irrestrito à Justiça Eleitoral e dialogaram sobre o trabalho e a segurança dos juízes e juízas durante as eleições.
Estiveram presentes os diretores Holídice Barros (Presidente), Douglas da Guia (secretário-geral), Laysa Mendes (diretora financeira), Marcela Lobo (diretora de comunicação), Fernando Jorge (diretor de prerrogativas e valorização profissional), a juíza auxiliar da Presidência do TRE/MA, Rosângela Prazeres, e o diretor geral Hebert Leite.
Durante a conversa, o presidente Holídice Barros destacou que é uma grande honra para AMMA sediar, durante as eleições de 2022, os trabalhos de auditoria do processo eletrônico de voto, que acontece paralelo à votação no dia 2 de outubro e, também, em 30 de outubro, se houver 2º turno.
Holídice afirmou que todos os magistrados e magistradas estão conscientes do seu papel de agentes políticos e compreendem a dimensão da representatividade que têm em suas comarcas durante o período eleitoral.
O presidente da AMMA também ressaltou a Nota Pública lançada pela entidade em defesa da Justiça Eleitoral e do voto eletrônico, na qual a Associação reafirmou a plena convicção de que os magistrados e magistradas eleitorais continuarão a cumprir o seu papel de árbitros imparciais, resguardando as regras do jogo e o direito à informação, bem como o ambiente de paz que deve permear as eleições.
A desembargadora Angela Salazar, por sua vez, afirmou para os membros da AMMA que o TRE/MA estará vigilante no que diz respeito à segurança dos magistrados e serventuários da Justiça durante o período eleitoral, garantindo total apoio e condições de trabalho. Ressaltou que toda magistrada e magistrado precisa ser sempre protagonista e ter firme em suas mãos as decisões tomadas em suas comarcas para que a cidadã e cidadão saiba que o Judiciário é atuante e porta-voz de informações verídicas.
Quanto às eleições 2022, Angela Salazar afirmou que todo pleito é desafiador, mas que a Justiça Eleitoral funciona com tranquilidade porque realiza todos os procedimentos com transparência, lisura, aliado ao fato de as servidoras e os servidores serem comprometidos, atentos, experientes e com nível de conhecimento alto sobre o que executam.
Ao final da visita, Holídice afirmou que a AMMA estará atenta e vigilante pela segurança dos juízes e da população contra qualquer ato de violência e fará um trabalho árduo contra a desinformação.