Um livro pode mudar um caminho. Pensando nisso, a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) decidiu apoiar o projeto “Livros em Lares”, uma parceria entre a Associação Brasileira de Mulheres de Carreiras Jurídicas (ABMCJ) e o Clube do Livro Páginas Abertas.

O propósito é permitir o acesso de meninos e meninas em situação de acolhimento institucional a diversas obras literárias, proporcionando uma visão de mundo para além do seu próprio mundo.

“Queremos devolver a esses meninos e meninas o sentimento de ser parte da sociedade onde podem, por meio do conhecimento, conquistar seu lugar no mundo”, explicou Anne Mary, idealizadora do projeto.

A iniciativa surgiu a partir da experiência vivenciada pela própria idealizadora do projeto, Anne Mary, que por toda infância e adolescência viveu em instituição de acolhimento, em São Luís.

A jovem acadêmica de Direito teve seu despertar para os estudos a partir de uma obra de Mia Couto que ganhou de presente de uma visitante do abrigo. A leitura, segundo Anne, foi seu maior divisor de águas, despertando o desejo de querer ser alguém, fazer e ser diferente.

AMMA Doa

Caberá à AMMA atuar na arrecadação de livros junto a magistrados, magistradas, aos servidores e servidoras do Poder Judiciário, mas a campanha será aberta a qualquer pessoa que queira fazer doação de livro nos pontos de arrecadação da Associação.

O lançamento da campanha AMMA Doa ocorrerá na próxima sexta-feira (25), durante o encontro do Clube do Livro, na Área de Vivência da sede administrativa, no Calhau, às 17h.

A AMMA terá dois pontos para doação de livros: sede administrativa e na sala da Associações, no Fórum do Calhau.

O objetivo é montar uma mini biblioteca nas instituições de acolhimento, promovendo o acesso das crianças à leitura. Ao final da campanha será realizada a Roda de Conversa em uma das instituição que acolhem crianças em situação de vulnerabilidades, ocasião em que será discutido o livro “O olho mais azul”, da escritora Toni Morrison.