O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holidice Barros, parabenizou os juízes Delvan Tavares e Adolfo Pires da Fonseca pelo extraordinário trabalho que realizaram para que o município de Imperatriz alcançasse a marca de 200 mil eleitores, colocando esta importante cidade maranhense em um outro patamar da Justiça Eleitoral, permitindo a realização de eleições com um 2º turno e contribuindo de maneira fundamental para o aperfeiçoamento da democracia em todo o estado e em todo o país.
Os dois magistrados, titulares da Comarca de Imperatriz, foram condecorados com a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Colares Moreira, comenda máxima conferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
A homenagem ocorreu na última segunda-feira (17), com transmissão ao vivo pelo canal Youtube, e contou com a presença do presidente Holidice Barros.
Além dos magistrados, também foram homenageados os empresários Carlos Lucena e Glen Maia, sendo o primeiro presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Imperatriz e o segundo envolvido com agronegócios, além de presidente do Sindicato Rural da cidade.
Os quatro realizaram relevantes e especiais trabalhos em Imperatriz, além de dedicação quase que exclusiva para que Imperatriz, no sul do estado, alcançasse o número de 200 mil eleitoras e eleitores aptas/os a votarem nas eleições de 2024, o que possibilita a realização de 2º turno caso ninguém tenha 50% mais 1 dos votos no primeiro turno, previsto para dia 6 de outubro. Tudo isso com o apoio irrestrito de inúmeras outras pessoas, em especial servidoras/es da justiça eleitoral.
Manifestação
Durante a solenidade, o juiz Delvan Tavares destacou a sua trajetória e do quanto foi importante ter participado, ao lado do juiz Adolfo Pires e dos parceiros de jornada Glen Maia e Carlos Lucena, e de tantas outras instituições e pessoas, da maior campanha de cidadania já realizada no Estado do Maranhão pela Justiça Eleitoral. Eu tenho dito que foi a maior do Brasil e só vou parar de dizê-lo quando alguém me provar que não foi.
“Em 2 de outubro de 2023, Imperatriz contava com 184.700 eleitores. Realizamos uma audiência pública na Câmara de Vereadores e a mesa diretora deste tribunal, com as presenças, dentre outros, do então presidente Desembargador José Luís Almeida e do então corregedor Desembargador José Gonçalo Filho, hoje presidente desta Corte, lançou formalmente a Campanha Imperatriz 200 mil eleitores. Assumi publicamente, naquele dia, o compromisso de me empenhar para o cumprimento da meta. Dessa data até o dia 8 de maio deste ano, sete meses de campanha, inserimos no cadastro eleitoral de Imperatriz mais de 20 mil eleitores, descontados os mais de 3 mil que perdemos no período”, ressaltou Delvan em seu discurso representando os magistrados homenageados.
Segundo ele, com este trabalho foram inseridos, em média, 3 mil eleitores por mês ou 100 eleitores por dia. “Hoje somos aproximadamente 202 mil eleitores”, disse ele.
Os magistrados Delvan Tavares e Adolfo Pires da Fonseca estão há muitos anos exercendo suas funções na cidade, tendo articulado mobilização da sociedade civil e das classes política e comercial em torno do tema de diversas formas.
As medalhas foram entregues pelo presidente do TRE/MA, desembargador José Gonçalo, que fez discurso parabenizando os homenageados, pelo corregedor, desembargador Paulo Velten, e pelo procurador Eleitoral. O juiz Ferdinando Serejo também discursou sandando os magistrados condecorados.