A nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados Maranhão (AMMA), eleitos para o biênio 2023/2024, tomaram posse na noite de sexta-feira (3), em Nova Diretoria Executiva da AMMA toma posse em prestigiada solenidade com a presença do ministro da Justiça solenidade que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, além de magistrados, magistradas, representantes do Judiciário, membros do Ministério Público e  também de outros poderes e demais convidados.

Estiveram presentes Flávio Dino, magistrados, magistradas, representantes do Judiciário, membros do MP e convidados

A solenidade foi realizada no auditório Juiz Armindo Reis, sede administrativa da AMMA, no Calhau

Em seu discurso de posse, o presidente da entidade, juiz Holídice Barros, afirmou que ser reconduzido para mais um mandato significa uma renovação não apenas do seu compromisso para o engrandecimento da Magistratura do Maranhão e para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, que impacta toda a sociedade, mas é também a renovação de um sentimento de entusiasmo e de entrega para abraçar a causa do associativismo.

Holidice disse vai lutar pelas garantias da Magistratura, função que representa o Estado Democrático de Direito

“Esta recondução é muito importante para este grupo porque confere-nos maior legitimidade e indica que estivemos no caminho certo na maioria das vezes”, destacou.

Holidice enfatizou que assume o compromisso de, com diálogo e união de forças, lutar pelas garantias da Magistratura, função que representa o Estado Democrático de Direito e que tem sido fundamental para garantir a estabilidade no país.

A Importância do associativismo no âmbito da Magistratura também mereceu destaque no discurso do presidente da AMMA. Segundo ele, o associativismo “é uma obra inacabada; é um romance de vários capítulos e com vários autores”.

“Outros vieram antes de mim e, por isso, guardo a responsabilidade de dar continuidade a um trabalho que foi iniciado lá atrás. Da mesma forma, carrego comigo toda a responsabilidade de inspirar aqueles que virão e que continuarão a construir uma história de lutas e conquistas. Esta é a AMMA mais forte e unida”, ressaltou Holídice.

De acordo com Flávio Dino, estar presente na solenidade de posse na AMMA consolida a parceria em defesa da democracia

As marcas deixadas por ex-presidentes da AMMA também foram destacadas por Holídice. Ele fez referências à redemocratização da AMMA pelo ex-presidente Baial Ramos, primeiro magistrado de 1° grau a presidir a Associação; a Gervásio Santos, que a elevou a um outro nível, erigindo-a a uma instituição do Poder Judiciário, capaz de influenciar a própria gestão do Tribunal na sua tomada de decisões, e a Ângelo Santos, que consagrou inúmeras conquistas ao Poder Judiciário, garantindo uma importante harmonia entre o primeiro e o segundo grau.

Em sua manifestação, o ministro Flávio Dino ressaltou que estar presente na solenidade de posse na AMMA consolida a parceria em defesa da democracia, da Constituiçao, dos direitos fundamentais do povo brasileiro e da liberdade.

Ex-presidente Angelo Santos parabenizou a nova gestão que se inicia e lembrou da missão honrosa que foi presidir a AMMA por quatro anos

“É preciso haver sempre este diálogo entre a política e o direito, entre as funções políticas e as funções técnicas para que todos cumpramos o nosso papel principal, que é servir bem a população do nosso país e do nosso estado, sobretudo os mais pobres”.

O ex-presidente Angelo Santos parabenizou a nova gestão que se inicia e lembrou da missão honrosa que foi presidir a AMMA por quatro anos. Como magistrado, disse que este foi o seu maior desafio. “Mesmo enfrentado lutas e desafios, a AMMA tem conseguido alcançar conquistas em prol da Magistratura e muito tem contribuído para o fortalecimento do Poder Judiciário”.

Além de Holídice Barros, a nova Diretoria Executiva é composta por Marco Adriano (1° vice-presidente); José Lima (2° vice-presidente); Suely Feitosa (3a. vice-presidente); Douglas da Guia (secretário-geral); Marcela Lobo (secretária -adjunta), Isabella Parga (diretora financeira),  Maria José Feança (diretora financeira adjunta).

Integram o Conselho Fiscal a juíza Rafaella Saif, Baial Ramos, Vicente de Paula Castro, Thadeu Alves, Selecina Locatelli, Rômulo Lago, Marcos Antônio Oliveira e Maricélia Gonçalves.

Diretoria Executiva e Conselho Fiscal com o ministro da Justiça, Flávio Dino