Nesta sexta-feira (11), a Escola Superior da Magistratura do Maranhão realiza a 15ª edição do projeto ESMAM Cultural, evento já consolidado com espaço de cultura e arte do Judiciário maranhense. Nessa edição, a escola preparou uma programação especial para receber profissionais da Justiça e seus convidados e convidadas. O evento marca a programação comemorativa dos 36 anos da ESMAM.

O evento acontece na Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), localizada no Calhau, e tem início às 18h, com a apresentação das Pratas da Casa – iniciativa que visa reconhecer e valorizar os talentos do Judiciário do Maranhão. A entrada é aberta a todos os profissionais do Judiciário e seus convidados, mediante pulseira de acesso ao local, que será obtida em troca de 1Kg de alimento não perecível, no evento ou antecipadamente na sede da ESMAM.

COMÉDIA, MÚSICA E ARTE – VEJA AS ATRAÇÕES

Clarisse e Dijé prometem arrancar muitas gargalhadas do público presente, com as boas histórias e os dilemas da Comédia Pão com Ovo. O grupo teatral retrata, de forma bem humorada, situações cotidianas das famílias maranhenses de diferentes classes sociais, valorizando a cultura, os costumes e o linguajar local. Sempre se reinventando, a peça é sucesso de crítica, já ganhou quadro em programa de televisão e foi apresentada em teatros de outros estados.

Como já é tradição, o projeto abre espaço para as diversas formas de manifestação artística, como as já consolidadas apresentações musicais trazidas em outras edições do ESMAM Cultural. Desta vez, quem gosta de boa música terá a oportunidade de apreciar todo o talento do cantor Mano Borges e de se embalar com o ritmo contagiante do Grupo Lamparina.

Natural do Piauí, Mano Borges veio ainda pequeno para o Maranhão, onde se radicou e se dedicou à música. Cantor e compositor renomado, já publicou diversos álbuns e é dono de letras e clipes premiados, como País de Brincadeira, Tango Lupiciano, Você é Tudo e Os Nós. Participou de eventos nacionais e internacionais e realizou diversas parcerias de sucesso.

O Grupo Lamparina, idealizado pelo músico Paulinho Oliveira e originalmente composto por 11 integrantes, surgiu com a proposta de resgate da musicalidade maranhense, com forte apelo aos ritmos nordestinos. A Banda, consagrada no cenário maranhense, também já participou de eventos importantes no Brasil e outros países, como Argentina, Colômbia, Peru e França.

Além de uma profusão de ritmos – como tambor de crioula, toadas, coco, forró, marchinhas –, Lamparina traz para o palco do ESMAM Cultural muita irreverência, um figurino colorido e a a promessa de fazer o público dançar e cantar.

Esta edição conta com a parceria e apoio do Grupo Mateus, Equatorial Energia, Costa Araçagy Condomínio Clube, Potiguar, Associação dos Magistrados e Secretaria de Estado de Turismo.

ESMAM CULTURAL

Criado em 2009, na gestão do desembargador Lourival Serejo, o projeto ESMAM Cultural já se consolidou como um espaço destinado à valorização e à difusão da arte e da cultura no Judiciário maranhense. O objetivo é valorizar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, criando um espaço de integração entre profissionais do Judiciário e a sociedade maranhense.

Ao longo dos 13 anos, já passaram pelo palco e galeria do ESMAM Cultural diversos e diversas artistas da cena cultural maranhense, nas áreas de cinema, música, teatro, artes plásticas, literatura. Além de nomes já consagrados, magistradas, magistrados, servidoras e servidores já puderam expor seus talentos artísticos, enriquecendo e dando sentido ao projeto.

Com informações da Esmam.