O Projeto Caravana Restaurativa, realizado pelo Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa (NEJUR) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desenvolveu ações, nesta segunda e terça-feira (29), na Comarca de Imperatriz. O evento contou com o apoio da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), que foi representada pelo 3º vice-presidente, juiz José Pereira Lima Filho.

José Lima parabenizou a ação do TJMA, “que concretamente aproxima o Poder Judiciário da sociedade, destacando o aspecto humanitário na aplicação da Justiça”.

O coordenador do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, juiz Jorge Leite, explicou que a programação da Caravana envolve uma série de atividades que estão sendo executadas nas comarcas em que há juízes, juízas e parceiros interessados em desenvolver projetos em Justiça Restaurativa.

O Núcleo conta, ainda, com a atuação dos juízes José Costa e Simeão Pereira, da juíza Joseane Farias e equipe de servidores.

Imperatriz

Em Imperatriz, a programação da Caravana Restaurativa contou com reunião dos representantes de instituições governamentais, não governamentais, lideranças locais e parceiros e convidados. O objetivo foi apresentar o Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa, discutir ideias de projetos para o município, ouvir os participantes para saber suas percepções de como podem contribuir para a execução.

A programação também contou com palestra para servidores e a comunidade, transmitindo informações básicas sobre Justiça Restaurativa, objetivando a sensibilização e o conhecimento da temática, e seus impactos positivos na comunidade.

O encerramento aconteceu na manhã de hoje com Círculo de Diálogo que contou com a participação da comunidade e os parceiros do projeto. Além de Jorge Leite e José Lima, participaram das ações da Caravana, em Imperatriz, os juízes Paulo Montenegro e Adolfo Pires da Fonseca.

A Caravana Restaurativa faz parte do Plano de Ação do Núcleo Estadual de Justiça Restaurativa para o ano de 2022, que busca estimular e fortalecer iniciativas em Justiça Restaurativa em todo o Maranhão.

As atividades da Caravana tiveram início no dia 21 de março na Comarca de Timon. Também já esteve em Bacabal e Vitorino Freire. A próxima comarca a ser visitada será Balsas, nos dias 30 e 31 de março.