Em solenidade realizada nesta sexta-feira (22), o juiz Angelo Santos foi homenageado com aposição de sua foto na Galeria dos Ex-Presidentes da Associação dos Magistrados do Maranhão. Angelo presidiu a AMMA de 2017 a 2018, sendo reeleito para o biênio 2019-2020. O evento aconteceu após o encerramento do I Simpósio O Poder Judiciário como Garantidor da Democracia e dos Direitos Fundamentais, realizado pelo TJMA e Esmam, no auditório da AMMA.

Além do presidente da AMMA, juiz Holidice Barros, e membros da Diretoria Executiva, o evento contou com a presença do ex-presidente da entidade, juiz Gervásio Santos; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Joaquim Figueiredo dos Anjos; do diretor da Escola da Magistratura, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Rogério Schietti Cruz e Reynaldo Soares da Fonseca, o jurista e desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, o procurador geral do Estado, Rodrigo Maia, e vários magistrados.

Ao iniciar a homenagem, o presidente Holidice Barros destacou a atuação de Angelo Santos quando esteva à frente da Associação. “Você deixou uma grande marca na história e cumpriu com exatidão a sua passagem pela AMMA. Mais do que com palavras, você demonstrou no dia a dia, agindo com temperança, equilíbrio, serenidade, sabedoria e muita firmeza para nos representar. Você soube as dificuldades para dirigir a entidade em um período de pandemia, e hoje estamos aqui dando continuidade a esse trabalho”.

O juiz Angelo Santos falou da experiência exitosa à frente da Associação durante quatro anos. “A AMMA me fez sentar em lugares que jamais imaginei sentar, me levou em lugares que eu jamais imaginei estar. No CNJ, por exemplo, discutindo a política nacional do Judiciário, no STF, na AMB e no TJMA, em inúmeras situações”, disse.

Angelo citou que, pelo protagonismo no âmbito estadual e nacional, a Associação contribuiu e continua contribuindo no sentido de incrementar com o Judiciário do Maranhão. “Sabemos da nossa parcela de contribuição. Se o Judiciário é melhor do foi há 15 anos, sem dúvidas, a Associação dos Magistrados do Maranhão tem parcela determinante nessa atuação”, revelou.

O ex- presidente Gervásio Santos fez questão de falar em homenagem a Angelo, enaltecendo todas as suas qualidades e virtudes para o comando da AMMA.

“É um momento de alegria. Entre muitos erros e muitos acertos que eu tive ao longo da Presidência da AMMA, posso dizer, sem medo de errar, que o maior acerto foi ter enxergado Dr Angelo, que na época era juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Açailândia, para integrar a minha chapa, pois sabia de todas as suas condições para ocupar o cargo”.

Após o evento, Angelo recebeu os cumprimentos de todos os magistrados e autoridades presentes.