O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Holídice Barros, acompanhado do diretor de Tecnologia, juiz Ferdinando Serejo, e do Diretor de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, coronel Alexandre Magno, reuniu-se, na manhã de hoje (7), com a equipe da Secretaria Estadual de Investigação Criminal (Seic), para definir estratégias de segurança dos magistrados contra crimes tecnológicos.

Presentes na reunião, o Superintendente da SEIC, delegado Carlos Alessandro Rodrigues Assis, e os delegados Gustavo Alencar, do Departamento de Roubo de  Carga; Diego Schiavinni, do Departamento de Crime Organizado, escrivão Apio Junior, representando o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos.

Durante a reunião, os juízes Holídice Barros e Ferdinando Serejo receberam informações dos delegados sobre os procedimentos que vêm sendo adotados pela SEIC para impedir os avanços dos crimes tecnológicos no Maranhão, praticados por quadrilhas especializadas de hackers, inclusive com conexões de criminosos de outros estados.

Um dos tipos de crimes mais comuns que estão sendo praticados por hackers no Maranhão é o de clonagem de celular para aplicação de golpes por meio de whatsapp.

Holídice Barros falou do interesse da AMMA de, em conjunto com a SEIC e a DIretoria de Segurança Institucional do TJMA, realizar um protocolo de procedimentos que deve ser adotado pelos magistrados para evitar que se tornem vítimas das quadrilhas de hackers. “Estamos definindo essas estratégias e, em breve, estaremos orientando os nosssos associados”, explicou Holídice.

Durante a reunião, coronel Alexandre informou que a Diretoria de Segurança Institucional do TJMA vem realizando cursos e oferecendo palestras para magistrados e servidores do Poder Judiciário, orientando sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas no uso de ferramentas comunicação.