Com a presença maciça de magistrados que lotaram o auditório Juiz Armindo Reis, na sede administrativa da AMMA, foi aberta, na manhã desta quinta-feira (29), a Semana de Valorização da Magistratura do Maranhão – 2019. Na ocasião, foi iniciado o curso Educação Financeira e Investimentos, ministrado pelo juiz Paulo Alexandre Ayres de Camargo(TJSP).

Na mesa de abertura do evento, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, e o presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, destaram a importância do curso para os magistrados.

De acordo com Lourival Serejo, o curso se faz necessário neste momento porque a Magistratura precisa de direcionamentos financeiros e um maior controle das próprias finanças. O desembargador alertou para o perigo dos magistrados entregarem-se ao consumismo e o exagero das compras de produtos e bens supérfluos.

Lourival disse ser uma grande honra para a Escola da Magistratura (Esmam) ser parceira da AMMA neste projeto e elogiou a Associação pela iniciativa.

Angelo Santos deu as boas-vindas a todos os magistrados que estão participando do curso e lotaram o auditório da AMMA. Disse que a Diretoria Executiva organizou, para o ano de 2019, a Semana de Valorização da Magistratura bem diversificada, de forma a atender aos interesses de todos os associados nas mais diferentes áreas.

Além do curso, durante a Semana de Valorização haverá lançamento de livros, almoço de confraternização, torneio de tênis e um luau com muita música e descontração para associados e dependentes. “Pensamos toda a programação de forma a garantir momentos de aprendizado, esporte, lazer e congraçamento aos nossos magistrados associados”, afirmou Angelo Santos.

O CURSO

O curso que abre as atividades da Semana de Valorização da Magistratura 2019 está sendo ministrado pelo professor e juiz Paulo Alexandre Ayres de Camargo, nas dependências da sede administrativa. Durante a abertura, ele falou sobre a importância de saber lidar com as finanças de forma equilibrada e eficiente, prática esta que deve ser iniciada dentro da própria família, com incentivo e orientação aos filhos a ter controle cobre os gastos e aprender a poupar.

“Estamos aqui para orientar os magistrados a saberem o que fazer com o próprio dinheiro. Esta é a primeira parte do curso. Na segunda, daremos uma noção geral sobre investimentos, onde e quando investir de forma segura. O que faremos nas duas etapas do curso – educação financeira e investimentos – é mostrar meios para que os magistrados se adaptem a essa realidade”, disse Paulo Ayres.

Durante o intervalo do curso, os magistrados participantes elogiaram a iniciativa da AMMA em inserir tão importante atividade na Semana de Valorização. “O curso nos permite ter melhor compreensão sobre a educação financeira, tanto na questão familiar quanto para o futuro dos nossos filhos. E também é importante para a nossa formação enquanto cidadãos construtores deste país”, disse Reginaldo Filho.

Para a juíza Maria José França, o curso estâ sendo excelente para os magistrados porque a maioria não teve a oportunidade de receber uma educação financeira. “Será a oportunidade de abrirmos o nosso horizonte e que a gente passe a ter acesso a este conhecimento, a fim de definir que tipo de investidor nós somos. É como muito bem definiu o professor: precisamos fazer o dinheiro trabalhar para nós”.

O curso começou pela manhã, tem prosseguimento nesta sexta-feira (30), quando também acontecerá um almoço de congraçamento dos associados, no salão de eventos da AMMA, com lançamento de livros de magistrados.