O Clube de Leitura da AMMA já tem data e hora definidas para o próximo encontro virtual. Será no dia 9 de setembro, às 19h, na plataforma Zoom. Desta vez, a obra escolhida é “Torto Arado”, do escritor Itamar Vieira Junior.

Para quem ainda não leu, esta será uma grande oportunidade de conhecer e debater sobre “Torto Arado”. A obra foi escrita pelo geógrafo Itamar Vieira Junior, que em 2018 decidiu inscrevê-la no prêmio LeYa, de Portugal. Venceu, e o livro foi publicado primeiro lá. No ano seguinte, a editora Todavia adquiriu os direitos e publicou o romance no Brasil. O sucesso, contudo, viria apenas em 2020.

“Torto Arado” venceu os dois principais prêmios literários brasileiros, o Jabuti e o Oceanos, no ano passado. E acabou conquistando as redes sociais. Já foram vendidos mais de 100 mil exemplares.

O sertão baiano, as relações de trabalho semiescravagistas, a discriminação racial e a questão da terra – temas inerentes à vida, aos estudos e ao trabalho de Vieira Junior – são pano de fundo para a trama de Torto Arado.

O livro apresenta famílias que vivem em condições de trabalho que, de certa forma, perpetuam um regime semiescravagista nos confins rurais brasileiros.

Os direitos de Torto Arado já foram vendidos para Itália, México, Peru, Eslováquia, Bulgária, Croácia, França, Alemanha e Estados Unidos.

Sobre o autor

Nascido em Salvador, Itamar Vieira Junior tem 41 anos, e há 15 é analista agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Graduado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, obteve os títulos de mestre e doutor pela mesma instituição, seu doutorado foi em estudos étnicos e africanos.