Por meio de ofício encaminhado nesta sexta-feira (5), a AMMA sugere à Coordenação Geral do Comitê de Gestão da Inovação do Poder Judiciário do Maranhão, que seja celebrado Termo de Cooperação Técnica com o IFMA para o desenvolvimento de ações conjuntas de cunho técnico, científico, cultural e de projetos de promoção da inovação, a fim de viabilizar o desenvolvimento do Programa de Inovação do TJMA.
De acordo com a AMMA, a parceria deve ser viabilizada em harmonia com as diretrizes da Agenda 2030 do Poder Judiciário Nacional, que dispõe sobre a Rede de Inovação e Inteligência, e funcionará por meio das atividades dos Laboratórios de Inovação, Inteligência e ODS (LIODS).
A sugestão foi discutida no âmbito do Grupo de Trabalho de Medidas Sanitárias, Saúde Pública e Fazenda Pública, instituído pela Diretoria Executiva da AMMA, ocasião em que foi apresentada a propositura de celebração de Termo de Cooperação Técnica com o InovaIFMA, reconhecida instituição técnico-científica que desenvolve projeto de Inovação Tecnológica no âmbito estadual. O Comitê de Gestão da Inovação do Poder Judiciário do Maranhão foi instituído pela Resolução GP 31/2020.
A AMMA cita como exemplo o Projeto “Fábrica de Inovação”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFMA, através do Laboratório de Inovação INOVAIFMA, que presta serviços inovadores por meio do levantamento de problemas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e da aplicação de técnicas científicas para soluções tecnológicas.
O INOVAIFMA celebrou recentemente Termo de Cooperação Técnica com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMA), para desenvolvimento de aplicativos de gerenciamento com o uso de recursos de “Inteligência Artificial”.