Com a presença maciça de magistrados que lotaram o auditório Juiz Armindo Reis, na sede administrativa da AMMA, foi lançado, na manhã desta quinta-feira (16), o Projeto Bem-Estar Psicológico do Magistrado, com palestras ministradas por psicólogos, apresentação de vídeos, compartilhamento de experiências e finalizado com aula experimental de dança de salão.

O projeto foi idealizado pela Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça e conta com a parceria da Associação dos Magistrados e apoio da Escola Superior da Magistratura.

A abertura do evento contou com a presença do presidente Angelo, Santos; da diretora de Recursos Humanos do TJMA, Mariana Clementino; do 2º vice-presidente da AMMA, juiz Holídice Barros; e do diretor de Saúde e Qualidade de Vida da AMMA, juiz Ricardo Moyses.

Em sua fala, Angelo Santos destacou que a AMMA instituiu, recentemente, a Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida e vem atuando conjuntamente com o Tribunal de Justiça para implementar o Projeto Bem-Estar Psicológico do Magistrado, que tem por objetivo promover ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos magistrados.

O 2º vice-presidente da AMMA, juiz Holídice Barros, avaliou o evento de forma positiva, tendo em vista que foi diferenciado, focado no bem-estar, na saúde mental e no ambiente de trabalho do magistrado. “Estamos proporcionando ao magistrado alternativas para atuação diante de condições adversas”.

Para Holídice, a Magistratura, quanto mais visibilidade ganha, mais é cobrada, e com isso, vem pressão, cansaço, estresse mental. “O evento é importante, pois assiste o magistrado dessa forma, dando apoio necessário para que possa desenvolver bem o seu trabalho”.

O diretor de Saúde e Qualidade de Vida da AMMA, juiz Ricardo Moyses, ressaltou que o evento contribui para o autoconhecimento dos magistrados influenciando na qualidade de vida.

Ricardo elogiou o número de participantes no lançamento do projeto. “O número foi expressivo, mesmo sendo o primeiro evento. Espero que possa se perpetuar nas próximas edições”, observou, ainda chamando atenção para a necessidade de conscientização dos magistrados quanto a importância do tema – qualidade de vida, “até para evitar que a pessoa se torne escravo da rotina de trabalho, sem olhar para o aspecto emocional, físico, familiar”.

Já a diretora de Recursos Humanos do TJMA, Mariana Clementino, explicou que, hoje, o eixo da preocupação com a saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho tomou perspectiva muito grande por tantos problemas emocionais que as pessoas estão desenvolvendo, nos últimos cinco anos.

“Diante disso, e entendendo que é um trabalho estressante, que envolve decisões com muita rotatividade, achamos melhor trabalhar para dar mais evidência aos magistrados, para que entendam melhor sobre o tema, para que despertem interesse, motivação e curiosidade em entender melhor sobre qualidade de vida”.

Mariana deixou claro que a proposta é trazer consciência aos magistrados, disponibilizar serviços e profissionais capacitados para orientar e, assim, garantir índices melhores de qualidade de vida e bem-estar.

JUÍZES AVALIAM

A juíza Adriana Chaves elogiou a iniciativa. “Achei muito importante a Associação disponibilizar um momento para discutir os problemas no ambiente de trabalho, uma forma de cuidar, de encarar. Gostei bastante do que foi apresentado para nós e espero que projeto continue e que seja discutido, cada vez mais, a problemática das emoções no trabalho”, contou.

E ainda, a juíza Kalina Alencar Feitosa disse que achou o tema pertinente “pelo atual momento em que estamos vivendo, pois muitas vezes é deixado de lado a questão da qualidade de vida, mas que é primordial tanto para o autoconhecimento quanto para a prestação jurisdicional”, salientou a juíza.

PROGRAMAÇÃO

Durante a manhã, os magistrados assistiram à palestra com a psicóloga Ingrid Fernandes, com o tema ‘Saúde Mental: o trabalho nos adoece?’, como, também, estiveram atentos à palestra da psicóloga Tatiana Carvalho, com o tema ‘Sensibilização sobre sentido no trabalho’. Além disso, os participantes responderam ao questionário sobre qualidade de vida.

A programação foi retomada no período da tarde com palestra da psicóloga e nutricionista Márcia Lioto, que falou sobre ‘O comer emocional: como podemos regular nosso ato de comer diante de situações e sentimentos’.

Outra palestra proferida foi sobre ‘Mindfullness’, com o professor de Yoga, Ronaldo Lopes, com o tema ‘Como a meditação pode contribuir para a qualidade de vida’. Também foram apresentados vídeos com o compartilhamento de experiências.

A programação contou com workshop de fotografia, por Marcus Bento, que deu dicas de como obter fotos incríveis em smartphone durante viagens.

Os magistrados apreciaram a exposição X BOX, com o tema ‘Como o uso do videogame pode contribuir para diminuir a ansiedade e o estresse’. Também puderam dispor de espaços de academia, leitura, música, viagens e aula de dança experimental.