Notícias
31/08/2018 15h24
Semana de Valorização é encerrada com palestra de conselheiro do CNJ e almoço

Magistrados maranhenses participaram, na manhã desta sexta-feira (31), da solenidade de encerramento da Semana de Valorização da Magistratura 2018. O evento foi realizado no auditório Juiz Armindo Reis, na sede da AMMA, e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

Ao abrir a solenidade, o presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, destacou a importância da Semana de Valorização, como ela foi planejada pela AMMA e executada pelos magistrados em suas comarcas.

Ao final da saudação de Angelo Santos, foi exibido um vídeo produzido pela assessoria de comunicação da AMMA, cujo conteúdo mostrou a atuação de vários juízes durante a semana, com ações que efetivaram aproximação do Judiciário com a sociedade, por meio da imprensa.

O presidente do Tribunal de Justiça também fez uso da palavra, elogiando a iniciativa da Associação dos Magistrados em organizar o evento, que teve como foco prioritário a aproximação do Judiciário com a sociedade. O desembargador José Joaquim enfatizou, ainda, o trabalho realizado pela magistratura de 1º grau do Maranhão, reconhecida como uma das melhores do país, segundo o Relatório Justiça em Números do CNJ. E destacou o quanto é necessário priorizar os magistrados de 1º grau.

O ponto alto da solenidade desta sexta-feira foi a palestra ministrada pelo conselheiro do CNJ, Fernando César Baptista de Mattos, que discorreu sobre o papel da Magistratura na atual conjuntura político-social brasileira. 

Em sua explanação, Fernando Batista Mattos destacou o histórico do 1º Grau de Jurisdição do Poder Judiciário no Brasil, suas transformações e avanços, a partir da Constituição de 1988, e  o surgimento do Conselho Nacional de Justiça. "O juiz brasileiro é o mais produtivo do mundo", afirmou.  

O conselheiro enfatizou que uma das principais prioridades do CNJ é garantir a independência do Poder Judiciário. Sobre a atuação da magistratura de 1º grau, ele afirmou que a carga de trabalho dos juízes brasileiros é absurda, comparada aos magistrados de outros países.

“Precisamos enfrentar este desafio conforme a exata dimensão da realidade. O que importa para nós, magistrados, não é apenas o julgamento dos processos, mas sim o solucionamento dos conflitos”, destacou Fernando Mattos.

Ele disse ser louvável a iniciativa da AMMA em realizar a Semana de Valorização da Magistratura, a fim de que a sociedade se convença da nossa situação e da prática dos juízes.

Após a palestra, os magistrados foram homenageados com um almoço no Salão de Eventos da AMMA. Na ocasião, houve também o lançamento das obras jurídicas dos desembargadores Cleones Cunha e Paulo Velten.

A Semana de Valorização da Magistratura 2018 foi iniciada no dia 27 de agosto, com ações de juízes em diversas comarcas e a discussão de assuntos que estão presentes no dia a dia do Judiciário brasileiro.

 
A Galeria de Imagens da AMMA, Flickr o Facebook  e o Instagram da AMMA  mostram os melhores momentos da solenidade de encerramento da III Semana de Valorização da Magistratura, com almoço e o lançamento de livros. É só clicar e conferir!

Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal