Notícias
24/04/2018 14h07
Presidente da AMMA retoma projeto itinerante e visita três comarcas

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Angelo Santos, deu início à primeira etapa do Projeto “AMMA Itinerante” de 2018. O magistrado visitou as comarcas dos municípios de Tutóia , São Bernardo e Santa Quitéria, para ouvir as demandas dos juízes e conhecer de perto essas unidades judiciais.
 
Na segunda-feira (23), Angelo foi ao Fórum de Tutoia, onde foi recepcionado pelo juiz titular Francisco Eduardo Girão Braga, que relatou as necessidades em relação à estrutura e à segurança. Segundo o magistrado, a unidade precisa de uma sala para abrigar o “Arquivo”, além de um “Salão de Júri”.
 
No quesito segurança, Eduardo Girão disse que, apesar da Comarca contar com segurança armada, câmeras e detector de metal, tanto o magistrado quanto os servidores costumam passar por situações de risco, no exercício de suas atividades judiciais. “Aqui é bem frequente manifestações durante audiências criminais. Por isso, pedi o aumento do muro, bem como o fechamento do estacionamento”, pontuou.
 
Dentre as solicitações mais importantes, o juiz destacou a necessidade da criação e instalação da 2ª Vara na Comarca, devido ao alto volume de trabalho para conseguir atender quase 100 mil habitantes entre Tutóia e Paulino Neves. “Em média são distribuídos 250 processos mensalmente, contando com um acervo que atinge 6 mil”, informou.
 
São Bernardo e Santa Quitéria
 
Já nesta terça-feira (24), Claudilene Morais de Oliveira, juíza titular da Comarca de São Bernardo e atualmente também respondendo por Santa Quitéria, recebeu o presidente Angelo Santos, para mostrar a situação das duas unidades.
 
Primeiro, a magistrada apresentou o Fórum de São Bernardo que, apesar de bem estruturado, necessita de pequenos reparos urgentemente, para solucionar a existência de goteiras no prédio. “E problema que piora ainda mais com o período chuvoso”, lembrou.
 
A juíza relatou ainda um déficit de servidores, principalmente, para cargos na secretaria e de analista judiciário, devido ao alto volume de processos. Outra solicitação foi a contratação de mais um segurança armado para a unidade judicial.
 
Depois de ouvir as necessidades de São Bernardo, o presidente Angelo seguiu para a Santa Quitéria. Para esta comarca, a juíza Claudilene de Oliveira apontou a necessidade de uma reforma urgente e de investimentos no quesito segurança.
 
Quanto ao volume de trabalho, apesar de ser extremamente alto (cerca de 3.500 processo aguardam julgamento e em torno de 4 mil estão no acervo), o quadro de servidores é considerado suficiente, segundo a magistrada.
 
Na visita à unidade, Angelo Santos também conversou com servidores que reforçaram as demandas em relação a estrutura do prédio, principalmente, na parte elétrica, telhado e banheiros. O pedido de melhoria na internet também foi citado pelos funcionários.
 
Dados
 
Só no ano de 2017 o AMMA Itinerante alcançou 32 comarcas visitadas, 66 juízes atendidos e 4.776 Km percorridos.

 


Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal