Notícias
09/01/2018 12h08
Membros da Diretoria Executiva da AMMA visitam presidente do TJMA

Membros da Diretoria Executiva da Associação dos Magistrados do Maranhão fizeram, na manhã desta terça-feira (09), visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. Na ocasião, os juízes apresentaram uma pauta de reivindicações da magistratura maranhense.
 
A visita contou com a presença do presidente da AMMA, juiz Angelo Santos, Lavínia Helena Macedo Coelho (1º vice-presidente), Luís Carlos Licar Pereira (2º vice-presidente), Adelvam Nascimento Pereira (3º vice-presidente), Karla Jeane Matos de Carvalho (Conselho Fiscal) e Ticiany Gedeon Maciel Palácio (Diretoria de Aperfeiçoamento Científico). Além disso, os juízes auxiliares da Presidência, André Bogéa e Cristiano Simas, o diretor-geral, Mário Lobão, e o desembargador José de Ribamar Castro também estiveram presentes.
 
O presidente Angelo Santos iniciou a conversa agradecendo a disponibilidade do Presidente do TJMA em receber a Diretoria da Associação, ressaltando o momento de traçar planos e pensar em um Judiciário melhor para a população do Maranhão.
 
Angelo Santos enalteceu o dialogo existente entre o Tribunal, a Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) e a AMMA, com destaque para os avanços obtidos pelo Judiciário nos últimos anos, principalmente em 2017.
 
“Estamos aqui para conclamar pelo fortalecimento da magistratura maranhense”, acentuou Angelo Santos ao observar a força do Judiciário através da união.
 
O presidente Joaquim Figueiredo dos Anjos disse que “hoje foi um dos dias mais importantes da minha administração ao receber os colegas que representam toda a magistratura do Maranhão. Continuaremos unidos para que possamos ser sempre mais fortes, pois um Judiciário forte beneficia a população”, ressaltou.
 
ITENS DISCUTIDOS
 
Investimento na segurança dos Fóruns estava entre um dos itens da pauta, tendo em vista que a Associação acredita que deve ser um tema de priorização pela administração do TJMA, tornando-se imprescindível a efetiva utilização dos valores destinados ao FUNSEG para este fim.
 
Na oportunidade, os diretores manifestaram a importância da realização de concurso público para servidores, com o intuito de eliminar o déficit de servidores em muitas unidades jurisdicionais que certamente resultará em avanços positivos à prestação jurisdicional.
 
A movimentação da carreira foi outro tema abordado na reunião. “Um dos maiores anseios da classe é a possibilidade de remoções e promoções na carreira, assim propomos uma análise criteriosa das unidades criadas e não instaladas, principalmente na Comarca da Ilha, a fim de que sejam instaladas resultando em movimentação na carreira e melhoria da prestação jurisdicional”, explicou Angelo Santos.
 
A AMMA ainda defendeu, nos casos de remoções e promoções por merecimento, o respeito aos critérios objetivos fixados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), principalmente, no tocante aos fundamentos de convicção, com menção individualizada aos critérios: desempenho, produtividade, presteza no exercício das funções, aperfeiçoamento técnico e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional (2008).
 
Além disso, a nomeação de novos juízes, com o objetivo de tornar ainda mais eficiente a prestação jurisdicional com magistrados em todas as comarcas e zonas judiciárias visando também garantir a regularidade das eleições de 2018, foi outro tema abordado pelos diretores com o presidente Des. Joaquim Figueiredo.
 
E, por fim, ainda estiveram na pauta de reivindicações a questão da valorização da magistratura de 1º grau e melhores condições de trabalho, com maior incremento no assessoramento dos Magistrados e a elaboração de cronograma de construção e reformas de fóruns, com critérios objetivos de priorização, para que em prazo razoável todas as unidades jurisdicionais funcionem em estrutura predial adequada e com itens de segurança necessários.


Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal