Notícias
19/09/2017 16h39
Em Arame, AMMA marca presença em campanha contra drogas e mutirão de cidadania

No primeiro dia do projeto AMMA Itinerante, nesta segunda-feira (18), o presidente da Associação dos Magistrados, Angelo Santos, também esteve na Comarca de Arame e foi recebido pela juíza Selecina Henrique Locatelli. O juiz prestigiou o lançamento da campanha 'Maranhão Contra as Drogas' e acompanhou a abertura do 3º Mutirão da Cidadania, promovido pelo Judiciário local.

Realizado no Club DKL e com o salão completamente lotado por adultos e muitos jovens, o lançamento da campanha, de iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), em parceria com outras órgãos, contou com a presença do juiz auxiliar da Presidência, Júlio Praseres, representando o Tribunal; o promotor de justiça, Helder Bezerra; o tenente Marcelo Gomes; além de representantes dos governos estadual e municipal.

Ao se pronunciar, Angelo Santos disse que a Associação dos Magistrados tem incentivado os juízes a se engajarem ao projeto visando a prevenção e o combate ao consumo de drogas, principalmente entre os jovens.

Angelo Santos elogiou o trabalho exercido pela juíza Selecina na Comarca de Arame, tendo em vista as dificuldades encontradas por ela ao assumir o cargo. "A juíza tem apresentado resultados extremamente positivos, nossa presença aqui é uma forma de ratificar o nosso apoio e exaltar o que foi feito até agora".

CAMPANHA

O juiz Júlio Praseres explicou que o objetivo do projeto é mobilizar diversos atores sociais na prevenção ao uso de drogas. Ele pediu adesão da sociedade à campanha 'Maranhão Contra as Drogas', deflagrada em todos os municípios maranhenses com o objetivo de enfrentar a problemática do consumo de drogas por jovens no Maranhão.

A juíza Selecina falou que Arame faz parte de uma população fragilizada, em que cerca de 90% dos adolescentes estão ligados ao uso de drogas. "Geograficamente, Arame está situado no celeiro da maconha, onde existe grande apreensão de maconha e envolvimento de adultos, jovens e traficantes".

Sobre o Judiciário discutir o tema e desenvolver projetos visando o combate às drogas, Selecina avaliou que é de extrema importância, pois é um tema que passa pela questão jurídica e pela saúde pública.

MUTIRÃO

Na manhã desta terça-feira (19), Angelou Santos também esteve presente na abertura do 3º Mutirão da Cidadania, a ser realizado na Comarca de Arame, até a próxima sexta-feira (22), com a realização de audiências, palestras, atendimento de saúde, oficinas de trabalho e orientações jurídicas.

O destaque da programação do mutirão é a realização de 130 audiências de registro civil indígena, comunidade vulnerável, frequentemente assistida pelos mutirões realizados em Arame.

De acordo com a juíza Selecina, as edições anteriores foram um sucesso e mais de três mil pessoas já passaram pelo mutirão. "Não é baseado apenas na prestação jurisdicional, mas levamos informações básicas para grupos fragilizados. O projeto para a Comarca é de fundamental importância, pois são os grupos de maior demanda no Poder Judiciário de Arame", frisou a juíza.

Para o vereador em primeiro mandato José Marcolino Guajajara, representante da população indígena, a iniciativa é de extrema importancia, pois não existia a preocupação de instituições em relação à cidadania dos índios.

"É uma forma de inserir e garantir a cidadania dos indígenas, assim, passamos a fazer parte dos programas sociais", acentuou.

AMMA ITINERANTE

Acompanhado da juíza Selecina, Angelo Santos conheceu as instalações do Fórum e os servidores da comarca de Arame.

Foi constatada a alta produtividade com 2.451 audiências, 2.540 despachos, 3.844 decisões e 4.006 sentenças, no período de 15/08/2015 a 01/07/2017.

Na ocasião, a juíza fez algumas solicitações como instalação de itens de segurança para o Fórum, equipamentos de informática e a construção do salão do júri.


Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal