Notícias
19/09/2017 11h30
Projeto AMMA Itinerante é reiniciado com visita à Comarca de Santa Inês

Em continuidade ao projeto ‘AMMA Itinerante’, o presidente Angelo Santos retomou, na manhã desta segunda-feira (18), visita às comarcas, com o objetivo de conhecer in loco as unidades judiciais e as condições de trabalho dos juízes. A primeira a ser visitada foi Santa Inês, ocasião em que Angelo Santos prestigiou a instalação de mais uma unidade judicial na Comarca: a 4ª Vara Criminal, e a posse da juíza Denise Pedrosa Torres Dias.

Estiveram presentes na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha; o diretor do Fórum, Alessandro Bandeira Figueiredo; os juízes Denise Cysneiro Milhomem; Luciany Cristina de Sousa Ferreira Viana; Kariny Reis Bogea Santos; Felipe Damous; Ivina Freire; Rafael Guedes; a diretora-geral da secretaria do TJMA, Isabela Lago; o defensor Walasse Rocha Louzeiro; presidente da OAB, secção de Santa Inês, Karine da Silva Sarmento; o vereador Raimundo Vieira, representando a Câmara Municipal; e João Batista de Melo, secretário de Administração, representando a Prefeitura.

Na oportunidade, Angelo Santos cumprimentou os presentes, elogiou o trabalho desenvolvido no Fórum pelos juízes de Santa Inês e destacou a importância da nova unidade.

De acordo com Angelo, os juízes sonhavam, desde 2010, com a instalação de mais uma unidade, proposta que foi abraçada pelo desembargador Cleones Cunha. "O presidente não tem medido esforços para aparelhar ainda mais as Comarcas de todo Estado, visando com que a sociedade Maranhense receba prestação jurisdicional mais eficiente", assinalou.

O presidente do TJMA, Cleones Cunha, falou da alegria em instalar a 4ª Vara de Santa Inês e adiantou que em breve serão instaladas novas unidades em Caxias, Timon, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

"O nosso objetivo é apenas aumentar a prestação jurisdicional, tornar a movimentação de processos mais célere e prestar serviço de excelência para a população", pontuou.

RELATÓRIO

O diretor do Fórum, juiz Alessandro Figueiredo, agradeceu pela sensibilidade do Tribunal em concretizar um sonho antigo dos juízes em razão da crescente demanda de trabalho. "Havia muita necessidade, agora temos estrutura suficiente para dar continuidade aos trabalhos e oferecer serviço jurisdicional mais célere à população".

Alessandro Figueiredo apresentou o relatório de processos tramitando em Santa Inês, que no total são 9.668, distribuídos nas três varas. A 4ª Vara terá acervo inicial com 3.178 processos criminais.

Devido a esse grande número, a juíza titular Denise Dias falou dos desafios e as prioridades. "Agora é acelerar a tramitação de todos os processos, principalmente os relacionados a réus presos".

A juíza adiantou que a população pode esperar maior celeridade. "Vamos dar resposta à sociedade, que tanto sofre com o aumento da violência, à altura do empenho que esperam do judiciário", garantiu a juíza.

AMMA ITINERANTE

Angelo Santos ainda foi recebido pelos juízes Denise Cysneiro Milhomem (1ª vara), Luciany Cristina de Sousa Ferreira Miranda (2ª vara), Kariny Pereira Reis (3ª vara) e Alessandro Bandeira Figueiredo (juizado especial), que fizeram algumas solicitações mediante entrega de formulário.

Os juízes têm elogiado a iniciativa da Associação em conhecer a realidade e as necessidades das comarcas e, assim, reivindicar ao Tribunal de Justiça e a outros órgãos competentes as providências cabíveis.


Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal