Notícias
10/08/2017 14h23
Juiz Manoel Aureliano é o novo imortal da Academia Maranhense de Letras

A Academia Maranhense de Letras já tem novo imortal. O juiz de direito e escritor Manoel Aureliano Ferreira Neto, titular do 8° Juizado Cível de São Luís, foi empossado na noite desta quarta-feira (0), na cadeira nº 9, que tem como patrono o poeta Gonçalves Dias e fundador Inácio Xavier de Carvalho.

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) foi representada na cerimônia pelo juiz André Bogea. Vários magistrados prestigiaram o evento, que contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha. Aureliano foi eleito com 26 votos, em março deste ano, quando concorreu à vaga com a professora e escritora Azenate de Oliveira Sousa.

A cadeira de nº 9 também já foi ocupada por Catulo da Paixão Cearense e pelo historiador Mário Meireles. 

O novo imortal foi recepcionado pelo desembargador e escritor Lourival Serejo. Em seu discurso, Aureliano Neto destacou o amor e dedicação às letras e do quanto se sentia honrado em integrar a Academia Maranhense de Letras. Falou da sua trajetória e de suas origens humildes e do quanto se dedicou aos estudos, ainda que tivesse que trabalhar muito. “As letras eram o caminho que eu deveria seguir. Ou eu seguia ou eu ficava pelo meio do caminho”.

Manoel Aureliano já integra a Academia Imperatrizense de Letras e Academia Maranhense de Letras Jurídicas. São de sua autoria os livros “A aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade nas relações de consumo” (2008), “Juizados Especiais Cíveis e o novo CPC” (2015), “Crônicas e reflexões”, “Canções de uma vida” e coautoria, “Contos de Imperatriz”.

Manoel Aureliano Neto é bacharel em Direito, especialista em Direito Processual Civil e Direito Constitucional. É professor das Universidades Federal (UFMA)e Estadual do Maranhão (Uema) e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão, magistrado do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Fotos: Ribamar Pinheiro/Ascom TJMA

Comentários:
Seja o(a) primeiro(a) a comentar este conteúdo!

Adicionar um Comentário:
CPF:  (Seu nome será incluído automaticamente no comentário)


1500 caracteres restantes


REDES SOCIAIS
Busca
Maillist
TV AMMA
COMPARTILHAR
jornal